quarta-feira, 1 de julho de 2015

Rota Romântica - Romantic Route - Romantische Strasse - Alemanha - Introdução

Tudo começou com uma vontade de percorrer a Via Claudia Augusta, rota de sonho de ciclo-turista. Como sobrava um pouco de tempo das férias, resolvemos aumentar o trajeto, incluindo algumas cidades mais ao norte de Donauwörth, onde começa a Via Claudia Augusta. E foi assim que tomamos conhecimento da Rota Romântica, roteiro criado após a segunda guerra mundial para incentivar o turismo na região.
Deu tão certo, que hoje milhões de pessoas percorrem a rota anualmente, seja de carro, ônibus ou bicicleta. É tudo tão organizado, que você pode comprar um único bilhete e percorrer toda a rota, embarcando ou desembarcando onde desejar, em ônibus específicos. 
Unindo aspectos da rica cultura da Baviera, muita natureza e invejável infraestrutura hoteleira à variada gastronomia, não há como ficar indiferente às surpresas com que se depara a todo momento.
Tem, oficialmente, cerca de 400 km, grande parte dela ao lado de rios como o Main, o Lech e o Tauber, mas nós, com os desvios para visitar atrações turísticas, para ir aos hotéis que havíamos reservado antecipadamente, ou para corrigir erros de direção, chegamos ao final com o odômetro marcando 518 km, sem contar um trecho misto, feito parte em ônibus e parte em trem. 
Vai de Würzburg, cortada pelo Rio Meno (Main), a Füssen, aos pés dos Alpes, na divisa com a Áustria.
Voamos de São Paulo a Frankfurt, levando as bicicletas desmontadas em caixas próprias.  Dali, pode-se ir de trem a Würzburg. Nós, pela gentileza de uma prima que mora em Mainz, fomos de carro com porta-bicicletas, após montar rapidamente as magrelas na saída do aeroporto.
Já em Würzburg, após o almoço demos uma pequena volta pela cidade, pois sentíamos necessidade de descansar após a noite não dormida no desconfortável avião da Ibéria.
Nosso roteiro previa:
05/junho: 1º dia - Würzburg a Wertheim
06/junho: 2º dia - Wertheim a Bad Mergentheim
07/junho: 3º dia - Bad Mergentheim a Rothemburg
08/junho: 4º dia - Rothemburg a Dinkelsbühl
09/junho: 5º dia - Dinkelsbühl a Nordlingen
10/junho: 6º dia - Nordlingen a Donauwörth
11/junho: 7º dia - Donauwörth a Augsburg
12/junho: 8º dia - Augsburg a Landsberg am Lech
13/junho: 9º dia - Landeberg a Schongau
14/junho: 10º dia - Schongau a Füssen
15/junho: 11º dia - Visita ao Castelo de Neuschwanstein


Infelizmente, premidos pelo tempo ou atrapalhados pelo chuva, não pudemos ir a todos os lugares que desejávamos. Mas, o que vimos vamos mostrar aqui, especialmente os caminhos de bicicleta, que é o nosso objetivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário