quinta-feira, 16 de julho de 2015

Via Claudia Augusta - Introdução

Mesmo com um mapa bem detalhado, comprado em Füssen, na Alemanha, no posto de informações da cidade, que nos custou 13,90 euros, só que escrito totalmente em alemão, tivemos muitas dificuldades para seguir o caminho correto da Via Claudia Augusta. Há deficiência de sinalização, com viradas não marcadas, final de ciclovia em estradas onde não há indicação de direção a tomar, longos trechos sem placas, enfim, uma série de problemas para quem resolve enfrentá-la. Parece-me que o ideal é você ter um GPS, baixar o roteiro e aí, sim, provavelmente, poderá seguir o caminho sem erros.
Apesar de todas estas dificuldades e com o auxílio de muitas pessoas durante o percurso, conseguimos ir de Donauwörth, na Alemanha, através da Áustria e dos Alpes e um pequeno pedaço da Suíça, até Veneza, na Itália (um dos dois ramais da Via). 
Considero que não foi fácil, mas chegamos. Planejamos antecipadamente cada passo, reservamos os hotéis em todo o percurso e talvez isso também tenha sido um erro (além de não ter um GPS), pois as informações disponíveis não eram muito claras com relação às distâncias e a altimetria. Tivemos dias de trechos curtos e outros de distâncias muito longas, com grandes subidas, o que aumenta o grau de dificuldade.
Estarei mostrando nos próximos dias nossas aventuras por lá. A viagem foi de 11 a 25 de junho de 2015 e o "manual" da Via Claudia Augusta que compramos é este: 

Ele trás todos os trechos do caminho e muitas informações e como eu não entendo alemão, aproveitamos os mapas e as quilometragens mas as informações...
Como acho que já é do conhecimento de todos, a Via Claudia Augusta tem dois ramais, a partir de Trento, na Itália. Um vai a Veneza e outro vai a Ostiglia. Nós escolhemos o primeiro, embora seja o de maior dificuldade por causa das subidas, porque queríamos conhecer Veneza. O mapa do caminho é este:


 

A altimetria total do caminho até Veneza é essa:




O ramal de Ostiglia é bem mais fácil...



Espero que seja do agrado de todos e que estas informações possam ser úteis, especialmente a questão das distâncias. Aproveitem...

3 comentários:

  1. Olá!

    Pretendo fazer este percurso em abr/2018 .
    Sabe informar se consigo comprar o manual da Via Claudia Augusta? Antes de ir.

    ResponderExcluir