segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Pedalada até a pedreira desativada de Luzitânia (Distrito de Jaboticabal-SP)

Muita gente já tinha falado desse lugar, mas ainda não o conhecíamos. 
A oportunidade surgiu com a visita de um casal de amigos, Benê e Walkiria, que queriam pedalar mas não tinham muita experiência. 
Marcamos para o domingo de manhã, 23/11/2014.
Mas, já no sábado fizemos o reconhecimento do percurso, para evitar dissabores com os amigos no passeio que ia valer de verdade.
A saída de Jaboticabal é pela estrada vicinal que liga ao distrito de Luzitânia e à cidade de Pitangueiras, passando pela frente da portaria nº II da Unesp. 
Antes de chegar ali há uma pequena ciclovia no canteiro central da avenida. Um tanto maltratada, com alguns buracos e irregularidades no asfalto que compõe o calçamento, mas que permite o trânsito do ciclista com menos risco do que se pedalasse pela rua. O lugar é até bem bonito:
Só dentro da cidade, foram cinco quilômetros de pedal. 
Na estrada, o acostamento é ruim para trafegar de bicicleta, em alguns lugares até nem é possível. Mas o trânsito de veículos não é muito intenso, por isso dá para ir pedalando pela beiradinha da pista, quase que entre a faixa e o fim do asfalto, desviando dos olhos de gato fixados no chão.

Na rodovia são outros cinco quilômetros, até chegar à estrada de terra.
Logo que a gente passa o Sítio Estiva, que fica à esquerda,  ainda no asfalto, onde uma fulgurante casa pintada de verde chama a atenção, a estrada faz uma curva à esquerda, mas nós seguimos em frente, saindo do calçamento para a via rural de terra, em meio aos canaviais e plantações de amendoim.
Pouco mais de dois quilômetros depois, seguindo sempre em frente, encontramos a formação de pinheiros que mostramos na próxima foto:
Ali, imediatamente após os pinheiros, encontramos outra estradinha rural de terra (daqui para frente, é tudo terra!), onde viramos à esquerda. Se seguir à direita, uns 500 m adiante há uma placa indicando Barrinha. Qualquer dia vamos fazer esse percurso para ver no que dá...
Por hoje, quando nosso objetivo é a pedreira abandonada de Luzitânia, vamos seguir pela esquerda, cerca de 300 m. Aí chegamos numa cerca viva de sansão-do-campo, aquela plantinha muito usada para esse fim, cheia de espinhos, cujas podas enchem os caminhos de perigosos furadores de pneus de bicicletas. A cerca viva protege uma plantação de laranjas que a gente consegue enxergar através da muralha verde.
Viramos à direita, acompanhando a cerca, por uns 100 m e passando por uma pequeníssima construção de alvenaria, de cerca de dois metros de altura, com um buraco na parte mais alta, onde o pessoal coloca imagens quebradas de santos católicos.
Depois disso, quando a cerca deflete à esquerda, no local onde atualmente há um enorme pinheiro seco (ver a foto abaixo), a gente também vira, continuando por uns 30 m.
Daí viramos ligeiramente à direita, abandonando a cerca viva e seguimos por aproximadamente um quilômetro, quando viramos à direita, na direção de uma alameda de flamboyants, que fica na entrada de uma fazenda (que não é avistada daqui).
Estes flamboyants são a parte mais bonita do caminho:

Ficamos ali algum tempo, tirando fotos e curtindo a belíssima paisagem.
Mas, seguimos em frente, na mesma direção em que estávamos vindo. Passamos por um tanque de caminhão ao lado do qual há um mamoeiro e por um coqueiro solitário à esquerda, seguindo sempre em frente, descendo. 
A única coisa ruim disso aqui é pensar que na volta, vamos ter que subir...
Quando a descida culmina numa comunidade rural, cuja primeira casa, à direita, tem um telhado com uma configuração sextavada, viramos à direita, numa espécie de rua que segue em frente às casas simples existentes no local.
Passamos, logo que terminam as casas, por uma ponte de concreto e logo adiante, à esquerda, está a pedreira.
Uma pena que estão utilizando o espaço como depósito de lixo. Há vários montes de coisas velhas e resíduos, prejudicando a vista que poderia ser até bem agradável, pelas paredes rochosas de magma e vegetação que cresce no local.
Aliás, como a água das chuvas acaba acumulando-se em meio às cavidades formadas pela antiga exploração comercial das pedras, as poças se tornaram um criadouro muito propício ao desenvolvimento de insetos, que existem em verdadeiros “enxames”. Recomenda-se não permanecer no local, por causa das muriçocas, que picam sem piedade. Como a gente não sabia desse detalhe, ao percebermos que estávamos sendo “devorados” pelos desagradáveis mosquitinhos, saímos correndo e coçando as pernas, com manchas de sangue por todo lado. Nem sei se repelente adianta, tal a voracidade dos bichinhos.
Na saída, viramos à esquerda, ao invés de voltar por onde tínhamos vindo, para circular a pedreira e observar a vista pelo lado de cima.
Depois, continuamos contornando e passamos por um carreador entre o canavial e uma matinha nativa, já iniciando a volta, um belo lugar:
Logo adiante tem um armazém grande e, antes de chegar nele, uma enorme mangueira, que nesta época do ano tinha o chão repleto de mangas maduras. Ao lado da mangueira, um abacateiro, com seus frutos ainda pequenos, em fase de crescimento.
Uns 50 m adiante, há uma casa de um morador, da qual passamos ao lado, havendo do lado direito, outra mangueira e alguns pés de pitanga. Logo depois da casa, viramos à esquerda, chegando a uma ponte de madeira, ao lado de uma moita de bambu gigante.

Continuando, passamos entre casas do bairro e logo avistamos a casa do telhado de seis lados. Viramos à esquerda e pegamos o caminho do volta, o mesmo por onde viemos.
Quando chegar à alameda de flamboyants, se desejar, o ciclista pode descer por ela, para observar o visual da fazenda ali existente, cuja entrada, na sequência dos flamboyants, tem palmeiras dos dois lados, mostrando o bom gosto de quem planejou e executou a entrada cinematográfica do local.
Se não quiser voltar pelo mesmo caminho, pode virar à direita, depois dos flamboyants, seguindo pelo carreador entre o canavial e a vegetação à esquerda, que parece ser uma área legal de preservação permanente (APP), totalmente arborizada e muito bonita. Uns 100 ou 200 m adiante, é só virar à direita, subir em meio ao canavial e dirigir-se ao pinheiro seco e à cerca viva de sansão-do-campo, pelos quais passamos na vinda, perfeitamente visíveis hoje em função do canavial ainda não ter crescido muito. Quando a cana estiver grande, a visualização dos pontos de referência poderá ser dificultada.
Aí, já no caminho de volta, é só seguir em sentido contrário à ida e voltar para casa.
Tudo, ida e volta, dá um total de 38 km, os quais é possível encarar sem muito sacrifício... 

Mais uma curiosidade do caminho: um tronco de palmeira, com um buraco no topo, que certamente deve servir de ninho para pássaros:

2 comentários:

  1. É um grande privilégio ter saúde e amigos para compartilhar a natureza numa bike. Os olhos ficam mais sensíveis e o coração também, pois sabemos que se voltarmos lá na pedreira hoje (3 dias depois), muita coisa já mudou: as flores e botões, as mangas no chão, o barro da estrada, a luz do sol.
    De tudo, o que precisa de maior mudança é a consciência de quem parece incapaz de valorizar tudo isso. Lixo não, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taí, companheiro. Só hoje percebi sua consciente mensagem. Obrigado por compartilhar.

      Excluir