terça-feira, 14 de julho de 2015

Rota Romântica - Romantic Route - Romantische Strasse - Alemanha - Visita ao Castelo de Neuschwanstein

Estadia em Füssen:
L. A. City Hostel - Washsbleiche, 2 - Tel. +49-8362-607-366 - Quarto duplo: 75 euros; Café da manhã: 3 euros p/pessoa.

Excelente quarto, limpo, tranquilo. Cama e banheiro bons, ótimo espaço. Local adequado para guardar as bicicletas. Há diversos tipos de hospedagem, desde quartos múltiplos, onde você paga pouco, dorme em beliche, mas pode ficar com estranhos, utilizando banheiro externo comum, quartos individuais, também com banheiro externo (logicamente, pagando um pouco mais) e até suítes, como a que ficamos. Achamos ótimo e recomendamos.
Hoje, reservamos o dia para visitar o Castelo de Neuschwanstein, aquele no qual Disney se inspirou para fazer o Castelo da Cinderela.
Uma pena que amanheceu chovendo bastante e como não parava, tivemos que ir assim mesmo, na chuva.
O castelo fica nas proximidades da cidade e há duas ou três linhas regulares de ônibus que vão até a base da montanha onde está localizado. Aliás, a partir do mesmo local, pode-se visitar também o Castelo de Hohenschwangau, que fica numa montanha vizinha. Consideramos que um castelo só, para nós, estava bom...
As visitas ao castelo são monitoradas, não é assim, à vontade e lamentavelmente não se pode fotografar lá dentro. Por isso vamos apenas falar alguma coisa, sem mostrar.
Há um posto de vendas de ingressos no início da subida e você enfrenta uma fila grande para comprar. Há três opções entre os múltiplos horários disponíveis:
1º) apresentação ao vivo em alemão;
2º) apresentação ao vivo em inglês; e
3º) apresentação em áudio, disponível em diversas línguas, inclusive português.
Os grupos têm número limitado de pessoas e as visitas, conforme programado, se iniciam a cada 5 minutos. O controle é feito por catracas eletrônicas que leem o código de barras impresso no ingresso, checando logicamente validade, data, horário, estas coisas. E monitores acompanham o grupo, parando diversas vezes no interior do castelo e explicando sobre o local, a mobília, os enfeites, as pinturas, a construção, enfim toda a história do castelo e sobre seu construtor, o Rei Luiz II, cuja curta vida se encerrou de forma trágica. Foi declarado insano aos 40 anos de idade, aprisionado no próprio quarto e quando transferido para outro local, morreu "misteriosamente" no dia seguinte. Segundo a narrativa, de "forma não explicada".
Enquanto subíamos a pé a estradinha que dá acesso ao castelo (poderíamos ter ido de carruagem, puxada por cavalos, mediante um "módico" acréscimo no preço), em meio à intensa floresta que preenche os arredores, à medida que o avistávamos, íamos fotografando:

Ônibus de excursões podem chegar até as proximidades do castelo, contornando a montanha por uma estrada alternativa. Vimos ônibus subindo e quando estávamos lá, vimos também chegando, com hordas de pessoas, especialmente orientais.
Num certo momento da subida, avistamos o castelo de Hohenschwangau:

Terminada a subida, a uns 50 metros do castelo, há uma plataforma de espera, com alguns bancos e cobertura, e um quadro luminoso onde ficam sendo exibidos a hora atual e os horários e números das três turmas seguintes que adentrarão o castelo. A chuva continuava impiedosa:

O local tem vista para os dois lados (de um, a paisagem vista acima; do outro, o paredão da montanha, visto abaixo) e para o castelo:

Como tínhamos tempo até se iniciar nossa visita, fomos ver a Marienbrücke (Ponte da Rainha Mary), cuja vista, tanto para quem a vê, quanto para quem dela olha as cercanias, é de tirar o fôlego:

Lá do alto a vista do Castelo de Hohenschwangau é fantástica:

Algumas fotos do Castelo de Neuschwanstein:

A entrada:

A parte interna, depois que passamos o portal de entrada, mostrando a quantidade de gente esperando a hora de iniciar sua visita. Estas que estão aí são apenas aquelas cujo horário já estava chegando:

Durante a visita, ouvimos sobre a construção do castelo e seus salões, sobre as pinturas que enfeitam as paredes internas e seus autores e sobre a vida do Rei Luiz II, além de outras informações. O tempo é cronometrado e dura 35 minutos, ao custo de 12 euros por pessoa. Vejam a frente e o verso do ingresso:

Ao final da visita você é conduzido através de lojas que vendem produtos com lembranças do castelo e não tem jeito de sair sem passar por todas elas. Como nosso transporte é a bicicleta, nada de compras... Quando saímos, chovia torrencialmente. Na descida, ainda tiramos mais uma foto do castelo, mostrando também a pista usada para subir e descer:

Amanhã reiniciamos as pedaladas pela Via Claudia Augusta, com destino a Veneza.