sexta-feira, 10 de julho de 2015

Rota Romântica - Romantic Route - Romantische Strasse - Alemanha - 8º dia - Augsburg a Landsberg (Waal)

Estadia em Augsburg:
Hotel Georgsrast - Georgenstrasse, 31 - Tel. 0821-50-26-10
Quarto duplo: 53 euros, com café da manhã.

Esta estadia não foi das melhores. Aliás, foi bem ruim. Apesar de ser um hotel econômico, teria valido a pena pagar um tanto a mais e ficar em um lugar mais simpático. Quando chegamos, a porta estava fechada e ninguém atendia à campainha. Havia uma moça fumando do lado de fora e quando ela entrou, entramos também. Ela se dispôs a chamar a recepcionista. Que chegou, com uma cara fechada e não falava inglês. Entregou-nos a chave do apartamento e indicou, quando inquirida, o porão para guardarmos as bicicletas. E se mandou para dentro. Coloquei as duas bicicletas lá embaixo, através de uma longa escada em formato de caracol. Havia um papel com o horário do café da manhã na recepção. Uma hóspede nos explicou que a chave do quarto abre a porta da frente do hotel que, aliás, fica nos fundos. Não há porta para a rua, a porta principal do hotel fica voltada para a área interna, com escada para subir. Enfim, não recomendamos.
Destino de hoje: Landsberg am Lech, ou mais precisamente Waal, uma pequena cidade próxima, porque não conseguimos lá um preço razoável para o pernoite. Como fizemos todas as reservas antecipadamente, acabamos não passando em Landsbeg, o que, segundo uma senhora com quem conversamos, foi uma pena, pois a cidade é uma das mais bonitas da Rota. Lamentável. Previsão de quilometragem: 45.
Hoje tivemos uma boa parte do tempo ciclovias de saibro com pedriscos ou cascalho, trechos asfaltados, estradas e até single tracks:











Há muita deficiência na sinalização da Via Claudia Augusta. Em muitos pontos de dúvida não há placas. Por exemplo: você chega por uma ciclovia que acaba em uma estrada e aí não tem sinalização. Esquerda ou direita? Parece que a sinalização é feita para quem conhece o caminho... Ou quem mora aqui e sabe a direção a tomar. Resultado: erros, pedaladas extras e perda de tempo. As pessoas são prestativas e tentam ajudar mas em mais de uma vez ensinaram-nos errado. Há a sinalização com placas e setas verdes, da Rota Romântica e outros caminhos, mas da Via Claudia, como disse um casal que já fez o caminho e postou na Internet, "tem que ser ninja para descobrir"...
Mais um longo trecho ao lado do rio Lech. Houve até um momento em que achamos que tínhamos andado em círculo e voltado ao mesmo lugar de onde tínhamos saído, porque chegamos a uma represa exatamente igual à anterior.  O que diferenciava é que na primeira havia uma ponte para os automóveis:


Momento do lanchinho à sombra, para repor as energias:

Passagem "mística" do caminho. Esta pequena igreja que encontramos e que trazia a placa "Assisi Kapelle" (dedicada a São Francisco de Assis), estava aberta, mas não havia viva alma no local. Entramos e ao tocar na imagem de São Francisco, uma música sacra tocada em órgão se iniciou e encheu os ares daquele som característico, transformando a contemplação em momento de pura emoção:



Um roda d'água colocada em um dos locais que passamos dizia: "Atenção: só olhar, não tocar":

Nas proximidades das cidades, as pessoas fazem caminhadas e corridas nas ciclovias, levam bebês para passear em carrinhos ou andam com seus cães:

E a história romântica do dia: era 12 de junho, dias dos namorados. Esta senhora que aparece na foto, Khristine, sai de Landsberg, com seu marido, ambos de bicicleta, pedalam por 13 quilômetros e vêm à beira do rio Lech, onde há várias mesas de madeira com bancos. As mesas estão envelhecidas pelo tempo e as chuvas e intempéries desenvolveram musgos sobre a madeira, que aparenta envelhecimento. Cobrem a mesa com uma toalha, servem uma garrafa de vinho e o lanche, tudo trazido na bicicleta. E fazem a sua comemoração em grande estilo. Depois voltam os 13 km. E disseram que fazem isso frequentemente. Não é lindo?


Quilometragem do dia: 44 - Total acumulado: 475 km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário