segunda-feira, 13 de julho de 2015

Rota Romântica - Romantic Route - Romantische Strasse - Alemanha - 10º e último dia de pedal - Schongau a Füssen

Estadia em Schongau:
Evi Kramarz Hotel Rössle Garni - Christophstrasse, 49 - Tel. +49(0)8861-2305-0 - Quarto duplo: 89 euros, com café da manhã.

Não gostamos do quarto, embora limpo e com cama boa, era de canto e tinha uma coluna inclinada para dentro enorme, reduzindo o espaço disponível, na qual, se não prestássemos atenção, poderíamos bater a cabeça o tempo todo. Sem falar na dificuldade de acesso, como contamos no texto de ontem. Não recomendamos.
Hoje, décimo e último dia de pedal da Rota Romântica e 4º da Via Claudia Augusta. A muralha preservada de Schongau continua sendo o espetáculo:


Temos muitas fotos hoje, quando o caminho começa a mostrar a mudança de paisagem, com alterações sensíveis no relevo, mais aclives e declives, mas com as ciclovias e estradas de saibro ou asfaltadas, com a qualidade de sempre:


 
 





Já falamos sobre os muitos acampamentos pelos quais passamos e hoje, novamente, mostramos mais um, este à beira de um lago formado pelo rio Lech:

As represas do rio Lech continuam aparecendo. Esta forma um lago de dimensão razoável. Note a placa de aviso para tomar cuidado para não cair na água:



E chegamos hoje ao famoso marco da Via Claudia Augusta:

Dia de muitas e lindíssimas pontes, com todo encantamento e vasos floridos:



As belezas naturais do dia também foram fartas:


Passamos, como todos os dias, por muitas pequenas e lindas cidades. Esta é apenas uma delas:

A parte final do caminho hoje foi ao lado do lago Forggensee, formado pela represa do Rio Lech. E avistamos, pela primeira vez, aos fundos do lago, os Alpes que se aproximam. É uma emoção genuína saber que breve estaremos entre aquelas montanhas:

Chegamos cedo a Füssen, eram 13:45 h e no hotel nos disseram que só poderíamos fazer o check-in a partir das 16 h. Fomos dar uma volta e aproveitamos para almoçar. 
É o ponto final da Rota Romântica. E esta também é uma cidade que faz jus à denominação que tão apropriadamente deram a esse caminho. Era domingo, muita gente no calçadão, a pé ou de bicicleta, inclusive cruzamos com um grupo com mais de 30 ciclistas. À tardinha começou a chover.
Vejam os calçadões com suas mesas de restaurantes, as flores, as casas decoradas, as torres e a arquitetura típica:  






E também suas fontes modernas e diferenciadas:

É uma estátua? Não, é um daqueles artistas de rua, todo pintado de dourado:

Fazendo um balanço, podemos dizer que a Rota Romântica é realmente um passeio imperdível. Cidades medievais com suas muralhas conservadas ou restauradas, a história preservada, ao lado de toda modernidade e conforto que o alto nível de desenvolvimento pode oferecer. Excelente e variada gastronomia, infraestrutura hoteleira de primeira linha (embora há que ter certo cuidado, há também hotéis que se deve evitar, pois têm problemas evidentes) e para os ciclo-turistas, uma rede inigualável de ciclovias e estradas pedaláveis, dotadas de todo esmero e capricho na construção e conservação, direcionada intencionalmente através de uma natureza exuberante e pródiga de recursos: rios de águas cristalinas, resultantes do derretimento da neve, lagos e florestas. Eu diria nota 10. Volto um dia, com toda certeza, se puder...  

Quilometragem do dia: 44 - Acumulada em toda a Rota Romântica: 518,20 km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário