quinta-feira, 5 de maio de 2022

Estrada Real - Santuário do Caraça - Trilha interna para os Taboões - 01/04/2022

Trilha para os Taboões no Santuário do Caraça

Não sei a razão do nome. Encontrei algumas definições, entre elas a de que se trata de "estiva ou ponte feita de madeira bruta para a passagem de pequenos cursos d'água ou de terrenos encharcados" ou o aumentativo de taboa, planta típica de regiões alagadas de água doce. Será que alguma destas deu origem ao nome?

O fato é que estão localizados a cerca de 4 km da sede do Santuário. Pode-se ir de carro ou bicicleta pela estrada do Caraça até a placa indicativa do local, onde, a pé, percorre-se cerca de 1 km até o atrativo.

A trilha é singular, estreita, em meio à mata e necessita 10 a 15 minutos de caminhada para atingir o objetivo. Ela se bifurca em um certo momento, mas ambas levam ao Ribeirão do Caraça. A da esquerda, a que seguimos primeiro, tem poços, corredeiras e uma grande quantidade de pedras, além de uma passagem com areia branca e fina. A beleza natural do lugar é algo para ficar na memória:








A segunda trilha, a da direita, conduz a um outro trecho do rio, mais acima, em relação à nascente. Se na outra parte havia muitas pedras, aqui há uma imensidão delas. Mas também tem poços e areia e até poesia (primeira foto): 






Classifico este, também, como um passeio espetacular, imperdível. Um local para passar o dia, desfrutar. Ainda bem que viemos! Em vídeo, uma visão mais abrangente do atrativo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário