sábado, 14 de maio de 2022

Estrada Real - Caminho Velho - 1ª etapa - De Ouro Preto a São Bartolomeu - 06/04/2022

Ouro Preto a São Bartolomeu - 06/04/2022

Eram 9:00 h da manhã quando registramos o momento da partida em frente ao hostel, com a presença da Lilian (de cabelos avermelhados): 

Na saída de Ouro Preto tivemos que enfrentar mais uma vez as formidáveis ladeiras da cidade. Do ponto em que estávamos, subimos até a Igreja de São Francisco de Paula, passamos pela Estação Rodoviária e, meia hora depois, pelo Centro de Informações Turísticas, na Rua Padre Rolim: 

Mais meia hora, pedalando pelo acostamento da estrada que leva a Belo Horizonte, chegamos à entrada de São Bartolomeu: 

O aclive é forte e a extensão ultrapassa 1 km. Estamos na fase do pedal em que empurramos nas subidas e 
freamos nas descidas. O negócio é ir admirando as borboletas, curtindo os passarinhos e se deliciando com as paisagens. Uns 100 m acima tinha-se uma bela visão do trevo em que acabáramos de passar: 
O chão batido, embora úmido pelas chuvas recentes, não tinha barro: 
Em alguns trechos mais amenos, dava para pedalar: 
E atingimos a parte mais alta, onde um mirante natural expõe toda a beleza da região: É Minas, com seu mar de montanhas!



A descida começa imediatamente após o mirante e logo abaixo, menos de 50 m de distância, está o totem da ER que direciona o caminhante para a Trilha do Chafariz. É um trecho de 18 km, que não é recomendado aos ciclistas. Alguns mais abusados e confiantes enfrentam e passam, mas vocês poderão ver na próxima postagem (percorremos a trilha a pé no dia seguinte), que esse caminho apresenta um alto grau de dificuldade, com erosões profundas e estreitas, buracos, desbarrancados e árvores caídas. É lindo, mas complicado!

A rota alternativa, pela estrada, é muito agradável. A pista é boa, em declive a maior parte do tempo e aquele quilômetro que subimos de forma abrupta, se estende agora na descida, de maneira suave entre a vegetação nativa: 








E a pequena e histórica cidade chega, emoldurada pela mata Atlântica em grande estilo: 






Estadia no Receptivo São Bartolomeu, do Marco Aurélio ("Chumbinho"). Custo de R$ 130,00 o casal, com o café da manhã. Telefone 31-99890-2890. 
Mediante combinação, podem ser servidas refeições. Casa tombada pelo Iphan, antiga e como tal, com banheiro externo, compartilhado. A cidade é um verdadeiro paraíso de silêncio e tranquilidade.
A poucos metros da pousada há um armazém onde você encontra de tudo, desde frutas, pão, frios, bebidas, até salgados para uma refeição ligeira. Com preço baixo, comparado ao das cidades maiores.
Pedalada do dia: 18,5 km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário