sábado, 26 de junho de 2021

Caminho de Cora Coralina - 11ª etapa - Também "fui lá pro sertão de Goiás!"

De São Benedito à Pousada Caminho de Cora - 03/06/2021

Dª. Lindalva posou conosco para uma foto de despedida: 

A saída é pelo asfalto, no sentido oposto a Itaberaí. Quatro quilômetros e meio depois toma-se uma saída bem sinalizada à esquerda, em uma estrada de terra. Bem rápido se chega ao Rio Uru, o qual cruzamos através de uma bela ponte de madeira sobre concreto, em um lugar bem bonito, com grandes pedras: 



O Caminho segue por vicinais em terra, passando por grandes plantações de milho, encontrando-se também, eventualmente, algum gado: 










Apesar de quase sempre colocarmos fotos com árvores, dá para ter ideia dos longos trechos pedalados a descoberto, sob calor e sol forte. 



Chega-se novamente ao asfalto e logo a Calcilândia, que deve ser atravessada de ponta a ponta, tomando-se uma entrada à direita, sinalizada, logo depois de um bar. É um distrito com alguma estrutura, tais como bares, armazéns, etc., pertencente ao município de Goiás. 
A saída da cidade está na última rua e já se retoma a estrada de terra: 
Esta via termina em uma estrada maior, com muito tráfego de grandes caminhões de carga, dotados de enormes caçambas, que servem a uma mineradora. Porém, cerca de apenas 1 km depois, entra-se à esquerda, numa agradável estradinha vicinal mais estreita. 











A certa altura começam a aparecer porteiras e placas de direção indicando uma "Fazenda Cabrinha", que não consta entre as que estão ligadas à Associação dos Amigos do Caminho de Cora Coralina. No entanto, está fisicamente no percurso e a passagem através dela é feita exatamente entre a sede e o curral. Para chegar nela há uma grande descida, bem técnica, com muito cascalho: 
Contornado o curral da fazenda Cabrinha, à esquerda, chega-se a uns 100 m de estrada boa. Depois disso, o Caminho segue por onde um dia deve ter havido uma estrada, porque acredito que não tenha passado mais carro nenhum por lá. Grandes buracos em razão da enxurrada, muitas pedras grandes, pequenas e cascalho. Impossível tráfego de veículos comuns. Na melhor das hipóteses, 4 x 4 talvez consiga atravessar. Acho que nem motos se arriscariam... De bicicleta, a gente pedala alguns trechos, empurra ou segura outros e vamos indo: 






O Caminho só melhorou quando estávamos a uns 100 m da Pousada Caminho de Cora, ao tomarmos uma estrada rural boa, até chegar. A porteira de entrada estava trancada e tivemos que passar as bicicletas por cima, com a ajuda de um visitante, porque o sr. Divino, responsável pela pousada, havia saído para dar socorro a alguém na estrada. Fomos atendidos por sua esposa, mas que não tinha a chave.
A pousada é um paraíso: tem um pequeno pomar e até uma ótima sauna! Mas, não vou ficar descrevendo aqui, vejam as fotos: 












Tem ainda nos fundos, bem colado às construções, um riacho limpinho, com área de lazer: 

A pousada pode fornecer refeições, mediante solicitação prévia. O custo da diária de casal, incluídos pernoite, jantar e café da manhã, foi de R$440,00. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário