sexta-feira, 25 de junho de 2021

Caminho de Cora Coralina - 10º Trecho - Também "fui lá pro sertão de Goiás!"

De Palestina (Jaraguá) a São Benedito (Itaberaí) - 02/06/2021

A despedida do Hostel Vovó Catarina foi sentida: Luciana, a proprietária e cozinheira e sua filha Edyliane, que aparece nas fotos conosco, a quem cabe ajudar a mãe no hostel, na divisão de tarefas familiares, são pessoas especiais e ficarão na nossa memória por muito tempo, quiçá para sempre. A gente sai com vontade de ficar ou parte pensando em voltar: 


São simpaticíssimas, solícitas, hospitaleiras, cordiais. São as pessoas certas no lugar certo. Torcemos para explodir de gente o Caminho de Cora, para que elas e muitos outros que estão apostando nisso possam ver premiados seus esforços e, assim como outros pelo Brasil afora, esse se torne um caminho intensamente procurado e se fixe de vez no cenário ciclo turístico nacional. Porque, apesar dos perrengues dos 2º e 3º dias, as belezas naturais são gratificantes e compensadoras. 

A foto a seguir mostra a aparência de escola que o hostel apresenta. Os banheiros são externos, mas também limpos e completos. Há local para tirar a poeira das bicicletas. A comida é muito saborosa. Embora algum aspecto possa não agradar a todos, nós qualificamos o local como perfeito para a estadia e, numa escala de 1 a 5, daríamos sem pestanejar a nota maior: 

O trecho do dia é quase todo por estradas boas, poeira em alguns lugares, muita terra batida e pedras no leito carroçável. Paisagem de planalto, muito pasto, gado, grandes e belíssimas árvores e plantações de milho e sorgo. Enfim, 40 divertidos quilômetros: 






















O beija flor é muito rápido para uma câmera comum. Sumiu logo: 
Pouca sombra hoje, sol causticante: 
 
Em Itaguari, quem necessitar de farmácia encontrará um excelente atendimento e um bom papo naquela que fica no cruzamento da rua dos fundos da igreja (Av. Doná Lindolfa) com a da lateral esquerda (Rua Pedro José Moreira). Só para constar: foi lá que recebi orientação de como combater os carrapatos. 

A igreja da cidade é simples e está pintada em cores alegres: 

Nada mais de especial a registrar, o restante do caminho foi tranquilo: 










Fomos recebidos na casa da Lindalva, em São Benedito, com quem havíamos combinado jantar, estadia e café da manhã. O quarto em que nos instalou não tem janelas e está anexado à casa, localizado após a garagem. Tem 3 conjuntos de 16 pequenos orifícios retangulares na parede do fundo. Para aerar há um ventilador sobre uma espécie de aparador (uma tábua fixada na parede). Tem TV. Não há cadeira ou mesa. Há duas camas de solteiro e uma de casal. O banheiro é interno e o vaso sanitário não tem tampa. A porta do quarto tem metade de vidro, sem cortinas ou persianas. A propriedade tem um terreno grande e Dona Lindalva, que é professora, revelou planos de construir ali um local de hospedagem, caso o Caminho se firme. No horário estabelecido, o jantar foi servido no quarto, em marmitex e constava de arroz, feijão, mandioca, linguiça e salada de tomate picadinho, acompanhado de suco de tamarindo. Estava bem gostoso. A diária para o casal custou R$240,00. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário