terça-feira, 14 de junho de 2022

Estrada Real - Caminho Velho - Pequeri a Entre Rio de Minas - 11/04/2022 - 5ª etapa

Pequeri/São Brás do Suaçuí/Entre Rio de Minas

A saída de Pequeri é feita à direita, na MG-155, pelo asfalto. Pouco mais de 1 km depois, vertemos à direita, no Distrito de Pequeri: 

No pequeno aglomerado urbano, que é constituído praticamente  de uma única rua, logo viramos à esquerda, em acentuado aclive, atravessando o povoado de ponta a ponta. Ao olhar para trás, do alto da cidade, esta é a visão: 
Em continuidade, saindo do asfalto para uma agradável via de terra, permanecemos subindo, ao lado de uma sequência de pinheiros, tendo do outro lado um condomínio de chácaras: 
Ato contínuo, atravessamos por uma porteira e adentramos em uma densa floresta, daquelas que fazem a gente esquecer dor nas pernas, cansaço, lamentações, para nos embevecer com a beleza da natureza e o frescor da sombra, agradecendo a vida por permitir-nos desfrutar desses momentos: 


Tudo perfeito? Nem tudo. Como o sol não atinge o solo em razão da vegetação, uma parte em que a água da chuva se acumula estava alagada: 
Prosseguindo em declive pela estradinha agradável, chegamos a uma parte com vegetação mais baixa, maior claridade, porém com inclinação mais acentuada, erosão e pedras, exigindo cuidado redobrado na descida: 



E, por pouco tempo, o caminho volta a ficar bom, para chegar ao final do trecho com uma pedreira indigesta: 

A vereda termina em uma ponte, ao lado da via asfaltada, para logo mergulhar novamente em uma estradinha rural: 


Mas o novo trecho se revela muito bom, de piso bastante propício ao pedal e por meia hora, pedalamos entre fazendas por uma estrada assim: 
Então chegamos à periferia de São Brás do Suaçuí, pedalando ao lado de prédios abandonados que não foram concluídos. Seguimos por uma rua de terra paralela à estrada asfaltada e, após um trevo, chegamos à sede do município. Uma bela cidade de ruas largas e limpas e com aspecto agradável: 




Em São Brás reabastecemo-nos de água e frutas e continuamos o pedal. O caminho continuava agradável e a gente subia e descia, seguindo a boa sinalização e curtindo o visual: 





Quase todas as descidas são bem técnicas, com pedras soltas e cascalhos ou pedriscos, além daquelas ondulações provocadas pelas águas das chuvas, costumeiramente chamadas costelas de vaca. 

Estadia em Entre Rios de Minas na Pousada das Pedras, da Dª Maria de Lourdes. Telefone 31-99901-2208. Custo de R$ 170,00 por casal, com café da manhã. 
Quilometragem do dia: 32,9 km. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário