sábado, 3 de agosto de 2019

Eurovelo 15 - Rhine Cycle Route - 8º dia - De Rorschach a Lienheim - As cataratas do Reno

29/05/2019 - Quarta-feira - 8º dia de pedal

Após o bom café da manhã, servido com a simpatia do pessoal do hotel, partimos. 
O caminho atravessa uma parte muito linda da cidade de Stein am Rhein: 




Antes de chegarmos à cidade de Büsingen passamos por uma floresta bem fechada, cerca de dois quilômetros, através de uma estrada de terra: 


Estava tudo tão bonito, que eu até esqueci de colocar o odômetro para funcionar. Deixei de marcar uns 16 km. Somarei à distância percorrida daí em diante, para obter o total correto do dia (*).
Em Gailingen, além do belíssimo visual, curtimos mais uma ponte de características bem peculiares: 




Hoje também foi dia de cruzar fronteiras várias vezes. Entramos e saímos na Alemanha e Suíça, às vezes até sem perceber: 


Em Schaffhausen o rio se apresenta deslumbrante e uma ponte férrea enriquece a paisagem: 

Na Suíça, a sinalização horizontal ao ciclista é amarela. Na Alemanha, branca: 

Neuhausen am Rhein: finalmente, as badaladas cataratas do Reno. Ao vivo, elas fazem juz à fama e toda uma espetacular estrutura voltada ao turismo se apresenta aos nossos olhos. A primeira sequência de fotos foi tirada nas escadas/mirantes da lateral direita do rio: 





De frente, tudo continua muito bonito: 


Um espaço bem arrumado na parte frontal das cataratas reúne lanchonetes, lojas de souvenires e mais adiante, até estacionamento para veículos: 

Na Alemanha, a sinalização vertical ao ciclista é constituída de placas brancas com letras verdes e a indicação de cidades também é diferente da Suíça: 

Inesperadamente, depois de passar por Jestetten, um lapso de encantamento. Uma pequena capela à beira do caminho, de surpresa. Aberta, sem ninguém: 
As árvores, o gramado, a singeleza do templo, as pedras, as flores, a caprichada entrada, o banco, a disposição das coisas, tudo parece se acumpliciar para que o instante seja sublime, divino. E a gente agradece a vida: 

Encontramo-nos aqui com o Ronald, de São Bento do Sul, Santa Catarina. Ele estava percorrendo o Eurovelo 6 e nos registrou em seu blog: https://diariodeviagensdebike.blogspot.com/
Chegamos às 16:30 h em Lienheim. 
Quilometragem acumulada: 464,06 km 
Percorridos no dia: 53,54 km (*).
Hotel Landgasthof Hirschen. Quarto bastante confortável e grande, ótimo banheiro. Jantamos no próprio hotel, satisfatoriamente. 
As bicicletas foram guardadas em uma espécie de garagem, atrás do prédio, bem protegidas.

2 comentários:

  1. São de tirar o fôlego, cada dia melhor que o outro. São muitas emoções.

    ResponderExcluir
  2. Tudo muito lindo e bem feito, Ecedir. Segurança, infra-estrutura, lazer, preocupação com o povo. Eu sempre repito: dá raiva de ver tudo isso, que a gente poderia ter perfeitamente aqui no Brasil e não temos pela incompetência e ladroeira políticas.

    ResponderExcluir