O café da manhã no Carathotel Basel foi sui generis. Servido no restaurante mexicano ali existente, trouxe uma novidade que ainda não havíamos visto nesta viagem. O suco de laranja, se quisesse, era você mesmo que tinha que fazer. Havia um espremedor meio manual, meio elétrico e um enorme cesto de laranjas, daquelas bem cor de laranja mesmo que se encontram na Europa. Diferente das amarelas esverdeadas que estamos acostumados aqui. Você cortava as laranjas ao meio, ligava o espremedor em um pequeno interruptor em forma de bastão, colocava metade da laranja com o lado cortado sobre uma espécie de cuia convexa com ressaltos e forçava outra cuia, côncava, presa a uma alavanca, sobre a laranja. Ao forçar, a parte convexa girava em torno de seu eixo, retirando o suco que escorria para uma caneca previamente colocada em posição estratégica para receber o líquido.
O hotel é um complexo de 10 andares, portanto, nem preciso explicar a grande quantidade de gente que estava no café da manhã. Daí que, para conseguir o seu suco, tinha que enfrentar uma fila, ou esperar todos que chegaram antes de você e queriam suco, se servir primeiro. Ou, como nós, esperar uma senhora fazer suco para toda a sua imensa família, um por um, pacientemente...
Acabamos saindo por volta de 9 horas. Saída trabalhosa por conta dos complexos viários na direção do nosso destino, com muitos semáforos de mais de dois tempos. Enfim, fora das aglomerações urbanas, estávamos no maravilhoso caminho novamente:
Estávamos bem próximos do rio Reno, mas o caminho que se nos apresentou por 13 quilômetros era de estradas asfaltadas com piso muito regular:
Curiosos para ver como era o Reno na região, adentramos por uma passagem de terra e chegamos à sua margem:
Logo voltamos às ciclovias. Se fosse preciso atravessar uma estrada, não havia problema:
A sinalização para bicicletas na França também tem características próprias:
A navegação fluvial é muito utilizada em toda a Europa e aqui, na Alsácia, não era diferente. Passamos por uma eclusa onde tivemos oportunidade de assistir a toda a operação de subida de uma grande lancha, do rio para um canal de nível acima:
Passamos também por diversas comunidades que a Eros qualificava de "cidades de maquetes". É fácil entender porquê:
Embora estivéssemos na França, do outro lado do rio Reno estava a Alemanha. Curiosamente, entretanto, muitas cidades aqui têm nomes alemães. Não fui pesquisar a razão, mas como esta área já fez parte do grande Império Prussiano no século XIX (a partir de 1870), imagino que seja por isso. Algumas delas que passamos hoje: Ottmarsheim, Bantzeinheim, Rumersheim, Blodelsheim, Fessenheim, Obersaasheim, Algolsheim. E vamos dormir em Volgelsheim...
Assim como na Suíça e nas partes da Alemanha que já andamos, "ici en France" as vias cicláveis são sempre bem arrumadas, lisas, seja em que parte estivermos:
A expectativa do dia era pela chegada em Neuf-Brisach, uma pequena cidade de características muito particulares. Construída no final do século XVII e início do século XVIII, por um arquiteto militar francês chamado Vauban, é uma fortaleza com o formato de um octógono, associado a estrelas. Do chão, onde estávamos, não conseguíamos ver toda a cidade e mesmo subindo na muralha, isto não era possível. Uma pena não poder vê-la inteira. Registramos o que conseguimos enxergar. A ideia da construção está em um mural:
Pelo lado de dentro e sobre a muralha:
Eu imaginava que a parte superior da muralha estaria bem conservada, que seria possível fazer um passeio ao menos por uma parte dela. Mas o mato estava alto, impossibilitando qualquer movimentação.
Nosso hotel de hoje é um lugar muito simpático e acolhedor, associado ao carinho e atenção da gerente. Tomamos um chá na chegada, por gentileza da casa. O quarto não era grande, tinha espaço apenas para o necessário. Banheiro bom.
Jantamos no próprio hotel, juntamente com outros hóspedes e alguns convidados.
Nossas bicicletas ficaram no pátio interno, fechado, à noite, por um portão. Pudemos jogar uma água nelas para tirar a sujeira mais grossa.
Quilometragem do dia: 61,81 km.
Quilometragem acumulada: 613,77 km.
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