quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Circuito Serras de Ibitipoca - Volta das Transições - 7ª Etapa


7º dia - de Ibertioga a Conceição de Ibitipoca - 14/09/2017

Esta etapa corresponde à 5ª descrita no site Volta das Transições.

Foi um dia arrepiante! Nós "arrepiamos" de andar de bicicleta. Este trecho é bem longo, 68,5 km, dos quais 36 em asfalto e considerado muito difícil. Por já estarmos bem cansados dos seis dias anteriores e porque nosso objetivo não é pedalar em asfalto, decidimos colocar as bicicletas no carro de apoio e fazer outro programa: iríamos, de qualquer forma, para Conceição de Ibitipoca, pelo mesmo caminho, só que visitando atrações existentes. Assim foi.

O Rio Grande, este mesmo que demarca boa parte da divisa entre os  estados de São Paulo e Minas Gerais, nasce na serra da Mantiqueira, no município de Bocaina de Minas, em um local chamado de Alto do Mirantão. Em sua passagem pelo Circuito ainda é bem pequeno, mas bonito: 


O trecho de asfalto é logo no início do dia: observem o calçamento e a ausência de acostamento, embora haja pouco movimento de veículos:

Os espetáculos que a flora nos proporciona continuam a nos encher os olhos, mesmo quando as árvores parecem ter sido plantadas pelo homem: 
A paisagem convida à contemplação: 
Santana do Garambéu é a primeira cidade pela qual passamos: 



Bem próximo a Santana do Garambéu tem a cachoeira da Água Limpa, com poços para refrescar-se e área de descanso: 





Seguindo adiante, em direção a Conceição do Ibitipoca, tem a cachoeira dos Defuntos. Segundo Gabriel, o guia, o nome vem de um acontecimento da época dos escravos. Alguns deles, fugitivos, começaram a se instalar na região. Outros e outros foram chegando e aumentando o contingente. Quando chegaram os bandeirantes, a procura de ouro, houve conflito e os escravos foram todos mortos e os corpos foram jogados cachoeira abaixo. O rio Bandeira, à época, certamente deveria ter um volume maior de água. 
É possível escalá-la por trás da água: 



Na chegada ao local há um cruzeiro, onde é celebrada anualmente uma missa: 
Em Ibertioga nós passamos a noite no Hotel Mendonça. O quarto não foi ruim, tem um banheiro razoável, com um bom chuveiro. Não havia vira lençol na cama. Mas o café da manhã foi uma lástima. Não havia nem pratinho para você se servir e nenhuma fruta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário