quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Cruzília/Baependi/Caxambu

Hotel Central, onde passamos a noite. Muito bem localizado:

Na praça central está a Igreja Matriz de São Sebastião:
O caminho, a partir de Cruzília, segue por estradas boas, passando por eucaliptais, oferecendo sombra às vezes e outras, poeira, quando passa algum veículo:

Cerca de 2 horas de pedal tranquilo depois da saída de Cruzília, o caminho envereda por uma estradinha estreita, arborizada, de início muito agradável.

Na continuação, entretanto, nos vemos entre altos barrancos e o piso sulcado pela erosão:
Uma enorme árvore caída dificulta a passagem:
Por aí foi possível passar sem maiores dificuldades. Porém, logo em seguida, um obstáculo maior exigiu retirada dos alforjes e bolsas das bicicletas, para que elas pudessem ser transpostas ao outro lado:

Carregar as bicicletas por cima da árvore, avaliamos que seria mais difícil, por isso optamos por passá-las por baixo. Veja na sequência de fotos o trabalho que deu:

Já do outro lado, recolocamos os alforjes e bolsas e continuamos a aventura:

Este trecho é curto, mas levamos cerca de 40 minutos para completar a travessia. Depois disso, passados mais 20 minutos, chegamos a Baependi, que tem uma bela praça central:

Almoçamos no restaurante do Rosendo, auto serviço próximo à praça, que fica na rua Padre Inácio Kusck, nº 232. Ótima comida, saborosa, pessoal muito simpático, preço justo. Recomendamos. Em seguida, partimos em direção a Caxambu:
A estrada que liga as duas cidades é boa e sombreada, pois tem vegetação dos dois lados em praticamente todo o trecho:
Em Caxambu, uma cidade acolhedora, ficamos no Hotel Palace. Estadia agradabilíssima. O prédio do hotel é antigo, porém sofreu reformas, com inclusão de banheiros nos amplos quartos, por exemplo. O café da manhã é excepcional: além de todos os componentes tradicionais tais como frutas, pães, leite, chá, café, cereais, bolos, biscoitos, ovos, doces, tem ainda uma lista em cada mesa dos hóspedes, da qual você pode pedir qualquer item, que vem rapidinho. Pessoal super atencioso, papo agradável, enfim, tudo o que se pode esperar de um bom hotel. Endereço: rua Dr. Viotti, nº 567. Telefone: 35-3341-3341. Custo da diária para um casal: R$ 170,00. Fins de semana passa para R$ 200,00.
Quilometragem do dia: 28,4 km.

Para conhecer melhor a cidade e dar uma descansada do pedal, resolvemos permanecer mais três dias em Caxambu. As piscinas do hotel estavam convidativas:
A cidade tem um parque enorme, estabelecido ao redor de várias fontes de água mineral. Um lugar lindíssimo, bem cuidado, maravilhoso. Chamam-no Parque das Águas:

Fonte Duque de Saxe
Cada fonte possui uma placa com as características químicas da água e os efeitos que ela causa no organismo, quando ingerida. Todas funcionam perfeitamente e muitos moradores da cidade coletam gratuitamente a água para consumo no dia a dia.
Fonte Dom Pedro

Balneário

Fonte Mayrink

Fonte Venâncio

Há também um teleférico no parque, que leva o usuário até o mirante do Morro Caxambu, no alto da montanha. É um equipamento bem simples, com bancos individuais totalmente abertos e o turista paga uma taxa de R$25,00 para encarar a "viagem":

O mirante é dotado de infra estrutura turística, com restaurante, lojas de suvenires, banheiros e vistas de 360°. Lá do alto tem-se esta visão da cidade:
Muitos outros componentes preenchem o espaço do parque, tais como local coberto para eventos, uma indústria de engarrafamento de água mineral, lanchonete, pistas para passeios, lago, equipamentos rústicos para ginástica, teatro de arena com palco e bancos de concreto sob bambuzal, quadras de esportes, fontes de aspersão de água, tabuleiro de xadrez desenhado no chão de cimento com arquibancada para assistência, labirinto, etc. Nas margens do lago há uma lanchonete desativada, assim como pedalinhos em forma de cisne, que também não estavam funcionando. Não vou colocar fotos de tudo aqui porque é muito material e vai ficar maçante. Enfim, a visita ao parque é imperdível. O ingresso custa R$2,50.