sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Rota do Vulcão - Santa Rita de Caldas a Caldas - 4ª etapa - 29/05/2022

Santa Rita de Caldas a Caldas

Dia de "descanso". Programamos um trecho curto para hoje, serão 23 km. O pernoite está previsto para o Hotel Ypê.

Em Santa Rita, pernoitamos no Hotel Granville. Quarto limpo, espaço razoável, pessoal simpático e atencioso. O café da manhã não é abastado. Endereço: rua Major Bonifácio, nº 120 - telefone: 35-3658-0404. Pagamos R$160,00 a diária de casal. Inquiridos sobre serviço de lavanderia, uma funcionária se ofereceu para executar o serviço. As roupas foram devolvidas no dia seguinte, porém não estavam secas. 

Havíamos chegado à tardinha e após o banho, procuramos nos informar sobre local para nos alimentar. Disseram que não havia restaurante aberto à noite e só um carrinho de lanches que fica na rua de trás do hotel estaria funcionando. Fazia muito frio e fomos caminhando até lá, é bem próximo. Comemos um lanche, voltamos e fomos dormir.

Partimos mais tarde, considerando o percurso curto programado e a necessidade de tentar secar a roupa úmida. Passamos pela igreja Matriz de Santa Rita de Caldas, pouco depois das 11 horas da manhã, quando havia terminado uma missa: 

Estava havendo uma festa na cidade e, na saída, pudemos ver o recinto onde estava sendo desenvolvida: 
Depois daqui logo chegamos à estrada de terra, cujo traçado forma um semicírculo em parte da cidade. Ainda bem próximos, observamos pedras enormes, que acredito se tratar de basalto, resquícios do vulcão cuja cratera estarmos contornando: 
Do outro lado da estrada, no mesmo ponto, a bela paisagem também mostrava muitas pedras: 
A estrada neste trecho é boa e o relevo favorável ao pedal: 
Um pouco mais à frente, passamos por uma grande fazenda que, como falamos recorrentemente, também tem seu reservatório de água: 
O pedal neste dia se desenvolveu o tempo todo ao pé das montanhas e prosseguiu sem maiores novidades. Cerca de 40 minutos depois deste ponto, usufruímos de um trecho muito agradável, arborizado e sombreado: 

As montanhas estavam sempre ali, ao lado. Ora pertinho de nós, ora mais distante, mas sempre imponentes. Há informação no site da RV sobre a existência de uma montanha neste trecho, chamada de Pedra Branca. Esta foto mostra aquela que supomos tratar-se da dita cuja, pois não vimos outras que revelassem aspectos que poderiam identificá-las como tal: 
Mais uns 10 minutos de pedal e outra fazenda, tendo ao fundo a parede montanhosa: 
Prosseguindo chegamos a mais uma daquelas capelas isoladas, sem moradias por perto, típicas do interior brasileiro: 
E adiante uma relva bem verde contrasta com o paredão montanhoso da borda vulcânica ao fundo: 
A altimetria do dia não nos exigiu grandes esforços, como poderá ser visto no vídeo final do Relive. Passamos por subidas, planos e descidas de pequena monta. Longos trechos ao sol, porém alguns com cobertura vegetal nas laterais, tornando o pedal agradável e prazeroso: 
Depois desta passagem encontramos três lindos filhotes que vinham em sentido contrário, acompanhando um ciclista. Não sei por que circunstância, desistiram dele e passaram a nos seguir. Paramos, brincamos com eles e acabei até "sofrendo" um arranhão das unhas de um deles na perna, que sangrou. Não havia jeito de fazê-los irem para a casa deles, que também não sabíamos onde era, pois onde nos encontraram não havia nenhuma moradia por perto. Aumentamos a velocidade para tentar despistá-los e quando íamos verificar, olha eles lá! 
Somente quando chegamos na periferia de Caldas é que, com a proximidade de outros cachorros, eles se distraíram e ficaram para trás. Na chegada a Caldas, uma ladeira forte e muito íngreme nos recebeu. Transpondo-a, chegamos ao centro da cidade. Eram 13:15 h aproximadamente. Paramos para almoçar em uma churrascaria onde, em conversa com frequentadores, soubemos que o Hotel Ypê é no distrito de Pocinhos do Rio Verde. O acesso a ele é pelo asfalto, em grande declive, a uma distância de 5 km. Se fôssemos para lá, no dia seguinte teríamos que retornar a Caldas, de onde prossegue a RV, subindo os tais 5 km. Optamos por dormir em Caldas e cancelamos a ida ao Hotel Ypê. 

Quilometragem do dia: 17,5 km. Altimetria: 485 m elevação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário