sábado, 5 de maio de 2012

Circuito Vale Europeu - SC - 4º dia: Rodeio a Dr. Pedrinho

Falamos, na postagem anterior, da Dª Irene e do Sr. Dante, extraordinárias pessoas que recebem os cicloturistas em Rodeio. Recomendamos fortemente a quem necessitar pouso naquela cidade. Não vão se arrepender: muito carinho na recepção e farto café da manhã. Ambos se desdobram para atender seus hóspedes. Na nossa saída, posaram para esta foto:
O dia previa uma grande subida, diversas vezes haviam feito referência à montanha que teríamos que galgar. Mas, assim que saímos da cidade de Rodeio, o caminho começa com uma estrada bastante agradável:
E lá fomos nós. Foram 8,5 km de subida em meio a uma bela floresta, com direito a riachos murmurantes, belas casas de montanha e cascatas borbulhantes:
O dia estava nublado mas não fazia muito frio. Caía uma garoazinha bem fina que, em alguns momentos, se transformou em chuva leve, mas não paramos por causa disso. Protegemos nossas mochilas e alforges e tome pedal:
Esta é uma curiosa cascata que encontramos próximo a uma Casa de Recuperação de Oleiro, que exibia também uma ponte de madeira e uma grande estátua representando um anjo:
Eu já falei aqui do grande cuidado que o pessoal tem com os jardins das casas, mas não havia feito referência a uma coisa interessante: muitos moradores constróem casinhas para passarinhos, com pequenas plataformas embaixo, onde põem alimentos para atraí-los. E é uma festa! Canários, pássaros pretos, pardais e outros vêm alegremente se alimentar. É uma delícia ficar vendo a movimentação. Neste jardim que vamos mostrar, havia várias dessas casinhas:
As paisagens maravilhosas se sucediam em larga escala. Nem registramos todas e nem há condições para exibir todas as que registramos. Vejam esta:
 E aí chegamos a um lugar inusitado, chamado Pequeno Paraíso. Cheio de imagens de anjos, um grande Cristo Redentor, de braços abertos abençoando os moradores, belos jardins de hortências que nesta época já não apresentavam muitas flores abertas (algumas já estavam secas), aves como pavão, peru e outras, tendo ao fundo a floresta. Vejam as fotos:
Mais um jardim, no alto da montanha, caprichosamente organizado:
Uma coisa linda de se ver foi esta fazenda: a casa, no alto do morro, com vacas pastando ao redor. Coisa de cartão postal. Talvez a foto não mostre tudo isso que vimos ao vivo, porque fotografamos de longe e estava muito nublado. Espero que agrade:
Mas prosseguimos. E, mais uma vez, hortências embelezam o caminho:
Devo uma desculpa a todos: eu me enganei e transmiti meu engano a vocês. Se alguém foi checar ou conhecia, deve ter visto que eu informei errado o que era o estilo "enxaimel". Não são as casas de madeira que eu mostrei. Aquelas são apenas casas de madeira, muito comuns nesta região. As verdadeiras são as que mostramos a seguir, dotadas de vigas obliquas escuras e tijolos à vista. Vejam a igreja e uma residência. Peço perdão a todos.
As pontes de madeira também se sucedem no caminho. Nem sempre nos lugares que devemos passar mas, mesmo assim, sempre que avistávamos uma ponte interessante a gente ia lá conferir:
Vejam esta corredeira d'água sobre pedras. Coisa linda, não é?
Gente, é tudo por hoje. Se houver tempo, ainda vamos postar mais um dia do caminho.
Obrigado por acompanharem...

2 comentários:

  1. Eu, a Tati e a Duda estamos curtindo junto a viagem de vocês. Saudades sem fim. E a Duda ta que da gargalhada pra madrinha. Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Que beleza de cenário vocês encontraram pela frente. Não me canso de ver as fotos, todas maravilhosas.Feliz retorno. Beijos.

    ResponderExcluir