domingo, 18 de setembro de 2011

Caminho dos Anjos - 2º dia - Itamonte à Fazenda da Mata

Passamos a parte da manhã de hoje no hotel, em Itamonte, postando as fotos da 1ª etapa, aproveitando que o Hotel Thomaz, onde ficamos (muito bom, por sinal), tem Wi-Fi. Saímos às 11:30 h, embaixo do maior sol que vocês podem imaginar. Neste trecho o Caminho é praticamente todo calçado, parte com  asfalto, parte com placas sextavadas de concreto. Subimos de 910 m de altitude para 1.430 m, em 18 km. É uma subida praticamente constante, embora de leve aclividade. Não há muitas coisas interessantes a mostrar nesta etapa. Na foto, um marco da Estrada Real, que liga o Rio de Janeiro e Paraty a Ouro Preto e depois a Diamantina. Está colocado logo após a saída de Itamonte.


A foto seguinte mostra uma antiga represa e usina de força, desativada. A impressão que dá é que a área que avistamos foi um reservatório de água e a parede ao fundo era a barragem.

Esta é a paisagem predominante, a vista da Mantiqueira nas Gerais:

Uma coisa que notei nos pequenos povoados do Caminho: a migração religiosa para as correntes evangélicas. Nem sempre, como a gente estava acostumado a ver, há uma igreja católica, mas sempre tem uma evangélica. As fotos seguintes são emblemáticas do declínio católico e da ascensão evangélica: uma está em frente à outra.

Morando no paraíso:


Rural, com toda a comodidade: asfalto na porta, energia elétrica, muito verde ao redor: o paraíso II:


A chuva do início do ano fez muitos estragos na região. A estrada ficou praticamente destruída:


Finalmente, a chegada à Fazenda da Mata.


É um criadouro, restaurante e pesqueiro de trutas em grande escala. Semanalmente sai uma carga com cerca de 3 a 4 toneladas de filé de truta para o mercado consumidor da região, o que totaliza 180 toneladas/ano. São mais de 20 tanques contemplando todas as fases de crescimento do peixe, desde a reprodução até o abate. Hoje jantamos aqui truta com alcaparras e castanhas, no meio do mato, da mesma forma como se fosse um restaurante de luxo, em alto estilo. E ao preço de peregrino... Vejam uma sequência de fotos do local: o tanque principal:


O restaurante:


Área de lazer para pescadores:


Uma parte do complexo com vários tanques:

 Quando já estava começando a escurecer, chegaram o Célio Marinho e seu filho Rodrigo, que serão nossos companheiros daqui para frente. Assim terminamos o segundo dia. Amanhã tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário