domingo, 18 de setembro de 2011

Caminho dos Anjos - 3º dia - da Fazenda da Mata a Alagoa

Começamos o dia retornando os 250 m da fazenda até a estrada.  A foto foi tirada na entrada da fazenda, com o Célio, de Friburgo, um dos 5 mil voluntários para a demarcação de pontos do GPS de todos os tipos de caminhos brasileiros e seu filho Rodrigo, que é bombeiro e mora em Cabo Frio:


Nos primeiros 5 km a gente sobe de 1.425 m de altitude para 1.780 m. A estrada é recortada na montanha, em meio a uma floresta nativa. O Célio conseguiu uma carona em um caminhão para a subida, mas sua alegria durou pouco, pois cerca de 500 m acima o caminhão virou para outro destino e o Célio teve que descer e empurrar sua bicicleta.

A partir daí começa uma longa descida, por uma estradinha mais estreita, porém muito boa para a rolagem dos pneus: bem lisa, com poucos trechos com areia ou pó:

Outro aspecto da boa estrada:

Mais uma visão do Caminho:

Depois de uma encruzilhada, após percorrer cerca de 11 km, pegamos à direita para uns 2.800 metros de uma verdadeira pirambeira, com trechos calçados com pedras como o da foto:

O cachorrinho ficou sentado ali vendo a gente passar. Detalhe: não havia nenhuma casa por perto.

Parte calçada, parte em terra, seguia o Caminho:

Pose na araucária, uma das plantas predominantes na região. Neste local cruzamos com um carro e foi possível ouvir a expressão: “Nossa, uma mulher!”

As fazendas da região são muito bonitas, sempre bem cuidadas, com pinturas novas nas sedes e muito coloridas. Algumas, como já comentei, têm asfalto até a porta. Tudo isso revela uma condição de vida superior dos proprietários rurais da região, diferente do que estamos acostumados a ver, por exemplo, no Caminho da Fé. A base da economia é a bovinocultura. Segundo nos disseram, porém, grande parte destas terras pertence a pessoas de fora.

A vibração da descida nas pedras foi tanta, que o apoio da bicicleta do Rodrigo se quebrou:

E chegamos a Alagoa, que também está no Caminho Real:

A pousada “Anjos da Montanha”, onde nos hospedamos, é muito linda e nova, oferecem excelentes condições aos peregrinos. E é dirigida pela Cíntia e pelo Juninho, duas pessoas fora de série. Recomendamos. Fica 4 km retirado de Alagoa. Chegamos por volta de 2 h da tarde.

E é isso. Amanhã tem mais.


Um comentário: