Em Reliegos, ficamos no albergue municipal. São dois quartos como este que você vê na foto, o qual tem 11 beliches. Estes são encostados um no outro, com corredores bem estreitos para movimentação e não há separação entre homens e mulheres. Os banheiros e wc também são de uso comum a ambos os sexos. Para subir aos quartos, tem que deixar os calçados numa salinha em baixo...
Chegando a León:
Mais um pequeno monumento aos peregrinos:
Aspecto do Caminho neste trecho: estreito e mal conservado:
Em Puente y Hospital de Órbigo, aspecto interno do Albergue Parroquial San Juan Bautista, onde passamos a noite:
"Quintal" do mesmo albergue:
A cidade enfeitada para a festa medieval:
A ponte que dá nome à cidade, está sendo recuperada:
Nesta época estava no auge a crise com a Alemanha, por causa da acusação, segundo a qual a Espanha estaria exportando produtos agrícolas contaminados. Em Villares de Órbigo encontramos esta crítica à situação:
Área de descanso após Villares de Órbigo:
Mais um marco encontrado no Caminho:
Mais um trecho pedregoso do Caminho:
Chegada a Astorga:
Com isso fechamos o ciclo, pessoal. Foi uma experiência extraordinária e emocionante. Se pudermos voltar um dia, fá-lo-emos com muito gosto. Nós recomendamos fortemente...
Boa tarde ! Estou pensando em fazer o caminho, saindo de Léon; o caminho é o mesmo para quem faz a pé e de bicicleta? Como vc fez as reservas nos albergues? Preço dos albergues ? Um abraço !
ResponderExcluirPrezada Valnice, boa noite!
ResponderExcluirRespondendo suas questões: a maior parte do tempo o caminho é o mesmo para os ciclistas e os pedestres. Em pouquíssimas partes, quando o caminho de pedestres é extremamente ruim para as bicicletas (por causa das pedras, por exemplo), há caminhos diferentes.
Os albergues públicos não aceitam reservas e custam de 5 a 10 euros por pessoa. Às vezes, nem cobram, você dá quanto quiser. Os albergues privados custam a partir de 10 euros e aceitam reservas. Se você for fazer um planejamento, pode ver todos os albergues do caminho no site http://caminodesantiago.consumer.es/, onde constam o preço, número de telefone para contato, nome do hospitaleiro, etc. Nesse caso é bom levar um telefone habilitado para funcionar na Europa, para fazer as reservas.
Qualquer coisa mais que quiser saber, pode perguntar, terei prazer em responder.
Abraço,
Eli Saltori