segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Caminho de Aparecida - Bairro Gomeral (Guaratinguetá) a Aparecida - 8ª e última etapa - 06/08/2022

Bairro Gomeral (Pousada Santa Maria da Serra - município de Guaratinguetá) a Aparecida (Hotel Maria da Fé) via descida de Pedrinhas

A Pousada Santa Maria da Serra está localizada em um prédio grande, construído para este fim específico e tem, na sua área de lazer, um açude. Nesse dia em que pernoitamos lá, estava hospedado também um grupo grande de pessoas que fazia treinamento a pé para competições dessa natureza. Haviam pessoas que tinham vindo de várias localidades diferentes, para participar do evento promovido por uma empresa que reunia treinadores e participantes. Tanto na véspera, quanto no café da manhã, o papo foi muito descontraído e divertido.

Na saída, um registro do local com uma participante do treinamento: 

Iríamos, finalmente, conhecer a famosa descida de Pedrinhas, pela qual nunca havíamos passado em nossas múltiplas viagens pelo  Caminho da Fé. 
De início, já percebemos que a via recebe inúmeros imóveis destinados ao turismo, tais como pousadas, restaurantes e estabelecimentos afins. 
A perspectiva de atravessar um denso nevoeiro surpreendentemente avistado à frente, tornava a aventura mais instigante, emocionante: 



As pedras, que durante muito tempo ouvíamos falar sobre a dificuldade de pedalar que provocavam, tiveram seu efeito bastante minimizado pela passagem de motoniveladoras e era possível descer sem grandes riscos: 

Os sinais do nevoeiro já estavam começando a se fazer sentir, quando chegamos a uma passagem onde foi erguida uma pequena e bela capela: 

Se, por uma lado, o nevoeiro impedia a visão de longo alcance, por outro nos proporcionava uma inusitada sensação de prazer, ao atravessar a neblina que se intensificava: 






Placas motivadoras também não faltam: 

À uma certa distância, só era possível visualizar o vulto: 

O trecho é muito movimentado por ciclistas, sejam os que estão, como nós, no Caminho de Aparecida, sejam os do Caminho da Fé e ainda muitos outros, da região, que vêm aqui só para treinar ou se divertir. O tráfego é intenso nos dois sentidos. Também tivemos movimento de motociclistas e automóveis, embora em menor escala: 
Uma clareada e deu prá ver flores roxas, no detalhe: 

Uma hora e meia depois da partida de manhã, paramos em um ponto de encontro: uma cafeteria com muita gente fazendo seu desjejum ou simplesmente parando para um papo legal e uma forrada no estômago: 
Vinte minutos depois largamos para a etapa final, continuando nosso pedal pela estrada, agora alternando trechos de descidas com planos e alguns raros pequenos aclives. O nevoeiro perdia força:


Passamos pela entrada de Potim e os pontos de agito à beira da estrada se intensificavam: bares, restaurantes, pessoas aglomeradas, residências. Algumas se caracterizavam apropriadamente para chamar a atenção: 

Às 14 horas passamos por um monumento representando uma tradicional crença dos católicos, na origem da Senhora de Aparecida: o Milagre da Pesca. 
Pouco mais de 10 minutos depois cruzamos o portal de entrada da cidade, onde um monumento homenageia os visitantes: 

Mais 5 minutos de cuidadoso trânsito ao lado dos veículos automotores e atingimos nosso objetivo: 





Ficamos, em Aparecida, no excelente Hotel Maria da Fé. Quarto ótimo, excepcional café da manhã, com reposição imediata de tudo que estivesse próximo de faltar, pessoal educadíssimo e super atencioso. Recomendamos fortemente. Custo de R$ 160,00, que vale muito a pena, no nosso entendimento. Há restaurantes nas proximidades, não fica longe da rodoviária, nem dos principais atrativos da cidade, inclusive turísticos e religiosos.
Pedalamos hoje 36,1 km e a altimetria ficou apenas em 238 m. Podemos resumir este caminho como muito agradável, bem sinalizado e perfeito para o cicloturismo. Voltaremos oportunamente para percorrer outros ramais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário