sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Caminho de Aparecida - 6ª etapa - Itajubá ao Bairro do Charco - 04/08/2022

Itajubá/Wenceslau Braz/Bairro do Charco

A saída de Itajubá é feita pela Avenida Coronel Aventino Ribeiro, que se torna MG 383, passando defronte a IMBEL - Indústria de Material Bélico e do 4º Batalhão de Engenharia de Combate Pontoneiros da Mantiqueira, do Exército Brasileiro e ladeando o Rio Sapucaí. 



Seguimos em direção à periferia, pelo asfalto, passando em frente ao Hotel de Trânsito do Exército. Depois de algum tempo a via se torna estrada de terra, até o Bairro Santo Antônio. Cruzamos a ponte sobre um afluente do Sapucaí, seguindo a indicação da sinalização do Caminho: 

600 m à frente, após passar por alguns prédios e pedalar na margem da MG-350, viramos à esquerda, antes da ponte sobre o Rio Sapucaí, saindo da rodovia para uma estrada de terra: 
Não há descidas. Somente planos e subidas. De início leves, quase nem se percebe, porém pedalando o tempo todo. Após passar por algumas casas, há uma porteira à esquerda: entrada para uma fazenda. 
Passada a porteira, a trilha é em aclive, praticamente uma "single track", mas agradável: 

Logo, porém, a coisa complica e a ação da erosão inviabiliza o pedal. A bicicleta tem que ser empurrada: 

Ultrapassado o primeiro obstáculo, montamos e prosseguimos: 
Aí chega o segundo obstáculo, quando já iniciamos a descida: uma área alagada, com barro para todo lado, onde não há opção de pedalar. Pode procurar que não se encontra uma partezinha seca. 
Embora se diga que o proprietário da fazenda não admite que se conserte a estrada e nem o acesso a veículos motorizados, há marcas de pneus, que certamente pioraram a situação para o pedestre ou o ciclista: 

Apesar disso, a área é muito bonita: 
Depois daí, o caminho segue bom, tendo de um lado um barranco e do outro, uma sequência de árvores de pequeno porte: 



Mais uma porteira e a descida por área bastante erodida torna o pedal uma aventura a desfrutar: 












Terminada a descida, atravessamos uma tronqueira de madeira e arame e chegamos a uma estrada rural, onde viramos à direita. Passamos por uma indústria de laticínios, a Santanata, onde uma sebe formada por espinhos conhecidos como "coroa de Cristo" de um lado da estrada e pinheiros do outro proporcionam um belo visual: 
Dali chegamos ao Bairro Brejão, cruzamos o Rio Bicas e  emergimos na BR-459, em direção a Wenceslau Braz: 

Em Wenceslau Braz comemos pastéis no Bar e Espetinho dos Amigos, do Paulo, em frente à Igreja de Sant'Ana. Depois seguimos em direção ao Bairro do Charco: 

A subida em direção ao Bairro do Charco tem 14 km de extensão, mas a inclinação é baixa e é possível pedalar com tranquilidade o tempo todo: 





Há um pouco de tráfego pela estrada, mas não é muito. Quando um veículo passa, a grossa camada de poeira acumulada no solo é um problema: 
Há muitas araucárias na região, embelezando o caminho: 
Subindo devagar, uma hora e 10 minutos depois do início chegamos à Casa do Caminho, lugar para pernoite e apoio do Caminho de Aparecida: 

Prosseguindo, continuamos com muitas araucárias e poeira: 



E aí uma surpresa desagradável: um monte de araucárias cortadas, espécie protegida. Em conversa com pessoas da região, disseram que a empresa que as está cortando alegou ter autorização. Vai saber! 
Depois da surpresa ruim, uma surpresa boa: um ponto protegido de abastecimento de água potável em meio à subida. Nossos cumprimentos aos idealizadores do caminho pela excelente ideia:
Dali para a frente, a estrada segue, sempre emoldurada por grandes árvores, tais como as belas araucárias, pinheiros, ciprestes e outras: 







E quando faltavam 10 minutos para as 3 horas da tarde, chegamos aos chalés da Suzi. 

Pernoitamos nos chalés da Suzi. Foi ótimo. Almoço, jantar e café da manhã por R$260,00 o casal. Depois do almoço, ela nos preparou o jantar, deixou tudo pronto sobre o fogão de lenha, inclusive o café da manhã e foi para casa. À nossa disposição ficaram petiscos como queijo artesanal, sucos, leite, pão, torradas e bolo. Frutas: mangas, bananas e laranjas. E possibilidade de fazer café a qualquer momento. Maravilha!
Para o jantar, ela deixou truta, arroz, repolho refogado, feijão, linguiça, cenoura e salada de tomate. Um pitéu!
O chalé tem fogão, geladeira e TV. Excelente! Dá vontade de não ir mais embora de lá!
Quilometragem do dia: 35,6 km. Altimetria 1.261m. Quase que só subida de ponta a ponta, só no final, ao cruzarmos os limites dos municípios de Wenceslau Braz Delfim Moreira é que teve uma descida. Imagino 12 km de ascensão e 2 de descida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário