sábado, 19 de outubro de 2019

Eurovelo 15 - Rhine Cycle Route - 20º dia - De Bonn a Hitdorf (Leverkusen)

10/06/2019 - Segunda-feira

O café no Ibis não está incluído na diária, como é praxe nessa rede. É opcional e pago à parte. Tomamos café lá mesmo, consideramos que seria mais trabalhoso e consumiria mais tempo procurar um lugar para isso. 
Depois do bom café da manhã, descemos para a garagem para iniciarmos a pedalada do dia.
Na garagem não havia ninguém e uma porta automática vedava a saída.
Montamos nossos alforges, preparamos nossas bicicletas e, diante da porta, ficamos procurando algum mecanismo que a abrisse, para sairmos. Eros tinha uma espécie de moeda com um sulco, que havia recebido na recepção, juntamente com instruções para a abertura da porta, mas como isso foi feito em inglês, ela não entendeu muito bem. A gente teria que colocar a moeda em algum dispositivo para acionar o mecanismo de abertura, mas não encontrávamos nada na parede ou perto da porta.
Estávamos assim, nesse afã, imaginando que o pessoal da portaria do hotel devia estar dando muita risada de nós, quando alguém do grupo descobriu uma espécie de parquímetro, no caminho de saída dos automóveis, onde a moeda se encaixou perfeitamente e a porta se abriu, como em um passe de mágica. Dando boas risadas de nós mesmos, saímos para a rua e partimos.
Ciclovias bem traçadas e espaçosas nos conduziram rapidamente para fora da cidade de Bonn: 

Com pouco mais de uma hora de pedal já estávamos nos arredores da maravilhosa cidade de Colônia e toda a sua riquíssima história. Dotada de extraordinárias ciclovias, quase sempre muito bem arborizadas, curtíamos intensamente cada instante do caminho, repetindo para nós mesmos - "Uau! Estamos em Colônia!" 





Onde há mais espaço, pedestres e ciclistas são segregados e a sinalização deixa isso bem claro: 
Logo alcançamos a Südbrücke (Ponte do Sul) de Colônia: 


A ciclovia segue à beira do Reno e nos conduz ao Porto de Rheinau. As primeiras impressões são as melhores possíveis, com edifícios revitalizados, pintados em cores vivas e caprichadas: 


Igreja de Saint Martin - Colônia
Porto de Rheinau ou Rheinauhafen - Colônia - A área do antigo porto de Colônia foi selecionada para um projeto de remodelação e regeneração urbana em 2002. Poucas coisas foram mantidas na forma tradicional e um desenho moderno direcionou a reestruturação do local. O resultado é impressionante. Prédios moderníssimos convivem com edifícios históricos em prodigiosa harmonia. Construções em formato de L, mas com a parte mais larga virada para cima, como se o L estivesse de cabeça para baixo, com elevadores panorâmicos, são admiráveis. Lamentavelmente não fotografamos, mas mostramos aqui uma imagem do Google: 
A sede da Companhia de Administração do Porto de Rheinau: 
A cidade de Colônia foi fortificada no século XIII com 8 quilômetros de uma muralha espetacular. A Torre Bayen ou Bayenturm é uma das únicas lembranças dessa construção medieval que cercava toda a cidade na idade média. Foi construída por volta do ano de 1.220:
A Torre Malakoff ou Malakoffturm fazia parte do portão norte de entrada das fortificações de Colônia e sua construção foi concluída em 1.855. 
Estávamos ansiosos para conhecer um dos principais atrativos de toda a viagem, a Catedral de São Pedro ou Kölner Dom. E não ficamos decepcionados: a maravilhosa obra em estilo gótico, extraordinariamente rica em detalhes, cuja construção também foi iniciada no século XIII, mas só terminou no século XIX. É tão imensa e alta que, em razão dos prédios que foram sendo construídos nas suas proximidades, não é possível fotografá-la inteira de nenhum lado: 





 Observem a riqueza de detalhes nas fotos mais próximas:

A mesma bela ciclovia da entrada na cidade, com árvores dos dois lados, continua quando vamos saindo: 

À medida que vamos nos distanciando a visão da ponte sul continua maravilhosa. Na segunda foto avista-se a Torre Messe ou "der Messeturm" na margem oriental do Reno. O local, vazio atualmente, abrigava um restaurante, que fechou:  

O teleférico de Colônia transporta passageiros de uma margem a outra do Reno, desde o Zoológico até o Parque do Reno e vice-versa. Percorre uma distância de 930 m em 6 minutos e o usuário pode desfrutar de todas aquelas belezas lá de cima. Funciona das 10 às 18 horas e custa, para adultos, 4,80 euros só para ir ou 7 euros ida e volta. Crianças pagam 2,70 e 4 euros respectivamente: 

Chegando em Leverkusen, uma obra interrompia a ciclovia à beira do Reno e aí tivemos que fazer um desvio mais para o interior da cidade e acabamos encontrando, no Neulandpark, um curioso monumento à família... de ciclistas! 
Hitdorf é um bairro de Leverkusen e o hotel que ficamos se localiza nesse bairro, na rua que separa o aglomerado urbano da área adjacente ao rio. Era o Rhein River Guesthouse. São dois ou três pequenos prédios adjacentes, ligados por portas, corredores e jardins onde são criadas algumas aves de forma não muito caprichada, tornando o local um tanto "estranho". As bicicletas foram colocadas numa espécie de quarto de guardados, no interior do imóvel e ficaram bem protegidas. A surpresa nada agradável foi que descobrimos que o quarto que reservamos não tinha banheiro privativo. Enfim, bobeira nossa na hora de reservar...
Quilometragem do dia: 56,99 km.
Quilometragem acumulada: 1.355,03 km.

2 comentários: