quarta-feira, 27 de junho de 2018

Circuito das Araucárias – 2º dia – Rota das Cachoeiras – Chalés Mokwa a Corupá – 06/06/2018

Os Chalés Mokwa estão situados no município de Corupá-SC, onde também está a "Rota das Cachoeiras". O pernoite, sem café da manhã, custa R$90,00 o casal e não aceitam cartões, somente dinheiro.
Configuramos o 2º dia de forma a ficar baseados nos chalés, percorrer a Rota das Cachoeiras a pé, no período da manhã, almoçar no Camping  Rio Novo e depois pedalar até a cidade sede do município, à tarde, trecho de 15,4 km. 
Não planejamos um trecho maior porque a trilha das cachoeiras exige bastante esforço físico e quisemos um pedal mais ameno para completar o dia.
A Rota das Cachoeiras é uma trilha montanha acima, com 2900 m de extensão, com subidas muito íngremes em alguns trechos e com escadas de pedras rústicas em todo o caminho, pontes suspensas, passarelas e muita beleza natural. São 14 quedas d’água ao todo, todas no Rio Novo, embora a 13ª esteja com o acesso interditado:
A entrada no parque, que é uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) pertencente à família Battistella, é controlada, porque se leva em média, quatro horas para percorrer toda a trilha (portanto, não se permite a entrada após as 14 horas). O ingresso custa R$ 20,00 por pessoa e não há descontos para idosos ou meia entrada.
Deve ser adquirido antecipadamente no Camping Rio Novo e apresentado na portaria de acesso, justamente com uma declaração de responsabilidade. Há estacionamento gratuito para carros e bicicletas.
A trilha é denominada “Passa Águas” e, no início, estão sendo feitas melhorias, com criação de uma passarela inicial, que terá deck de madeira, para facilitar a locomoção:

A primeira queda d'água é encontrada 147 m depois e é denominada "Cachoeira do Suspiro":
O calçamento, como já falamos, é de pedras, dispostas de maneira a formar degraus bem rústicos. Nos trechos de menor segurança há corrimãos:
A 2ª cachoeira do percurso é chamada de "Banheira" e é uma linda queda d'água:
Como disse anteriormente, há pontes pênseis na subida:
Encontramos a 3ª cachoeira 250 m depois da segunda. É a "Cachoeira dos Três Patamares":
A medida que vamos caminhando, a cada 100 m encontramos placas como esta, que indicam a distância que já percorremos e quantos metros faltam até a última:
Na subida encontramos um grupo de simpáticas garotas de Jaraguá do Sul, que chegaram um pouquinho depois de nós, mas que, com sua juventude, logo nos ultrapassaram: Thaísa, Drica, Deizi e Jéssica. E aí a gente acabava se encontrando em todas as cachoeiras:
A 4ª cachoeira é chamada "Pousada do Café":
Um trecho com deck de madeira e passagem sob a rocha:
5ª Cachoeira, chamada "do Repouso". Reencontro com as garotas de Jaraguá: 

A estrutura no caminho é excepcional: bem feita e muito bem mantida:
A 6ª cachoeira, chamada "Remanso Grande", não vi nela grandes atrativos. As 7ª e 8ª têm um nome comum: "Confluência":
O caminho, em meio à floresta, é encantador:
Na 9ª cachoeira, chamada "Corredeiras", a água deslisa pelas pedras e se joga, numa pequena queda, para formar um belo poço. Há muitas placas durante todo o caminho alertando para a proibição de entrada na água. Segundo informações que obtivemos, isto aconteceu após uma ou duas mortes de incautos mergulhadores. Se se procurar em informativos mais antigos, de cinco anos ou mais, se poderá ver que, na época do verão, se incentivava muito o refrescar-se nas águas limpas do Rio Novo: 

A 10ª cachoeira, a "do Tombo":
Avistando novamente as garotas de Jaraguá, um pouco mais à frente:
E a 11ª cachoeira, a "do Palmito":

A pose à frente da 12ª cachoeira, a "Surpresa":
A 13ª está interditada, não há explicação do motivo, mas vi uma estrutura de ponte caída, que deve ter ocorrido em enchente. Mero palpite. 
No caminho encontramos o João, o responsável por manter as pedras das escadas bem posicionadas e firmes, para evitar quedas e facilitar a "escalaminhada":
Finalmente, faltava uma só. E o espetáculo é deslumbrante quando se descortina aos nossos olhos a "Salto Grande", com seus 125 m de altura:

O local é dotado ainda de pontos de descanso com infraestrutura para palestras de educação ecológica: 
E já que os mergulhos são proibidos, há chuveiros para banhos refrescantes: 
A pose final, antes da volta, com as meninas de Jaraguá:
Após a "Rota das Cachoeiras", almoçamos no "Camping e Restaurante Rio Novo", da Isa que, com seu marido Valmir, dirigem o local e fornecem os ingressos para a visita às cachoeiras:

Os 15,4 quilômetros até Corupá foram percorridos com tranquilidade, porém como nossa reserva era no Hotel Tureck Garten, tivemos que pedalar por cerca de 3 km no acostamento muito ruim de uma estrada asfaltada, perigosíssimo. Já no hotel, com esta vista aí, pudemos descansar da árdua e gratificante jornada do dia:
Jantamos, à noite, no próprio hotel. À francesa... (Pouca comida, mas muito saborosa!)

2 comentários: