segunda-feira, 2 de junho de 2014

Caminho das Missões - 4º dia - 2ª parte - de São Lourenço Mártir a São Miguel das Missões

Espero que não se cansem de ver fotos de ruínas. São Miguel das Missões tem o sítio mais preservado do Brasil, ou, ao menos, o que foi menos destruído.
Antes de sairmos de São Lourenço, tentamos contato com o Santuário do Caaró, local onde três jesuítas (Roque González, Afonso Rodrigues e João de Castilhos) foram mortos em 1628, para tentarmos saber se havia alguma condição de conseguir almoço por lá. Sem sucesso, porém. 
Então, como o Santuário representava um desvio de 12 km no Caminho e por não haver outro local onde pudéssemos almoçar, optamos por seguir direto para São Miguel. O alimento que tínhamos era pouco e aumentar o esforço e a distância a percorrer, sem perspectivas de repor adequadamente as energias, não seria muito ajuizado...
Assim, seguimos para São Miguel. 
A saída do sítio arqueológico de São Lourenço era por uma estradinha bem agradável, com árvores sombreando o caminho:
O Caminho dali até São Miguel era curto e não há muito o que mostrar. Selecionamos os três trechos mais arborizados para mostrar:


Chegamos a São Miguel por volta de 4 horas da tarde, "mortos" de fome. O restaurante recomendado pelo roteiro estava fechado e saímos procurando um lugar para comer, só conseguindo quando chegamos à estação rodoviária. Fomos muito bem atendidos por uma gentil senhorita, a quem peço desculpas por não conseguir lembrar seu nome e que, embora o local não tivesse muita coisa a oferecer, preparou-nos um delicioso sanduíche, que comemos com muito gosto. 
Daí fomos para as ruínas, enquanto era dia, para podermos fotografar tudo da melhor maneira possível. Depois fomos para a pousada, muita linda e agradável, por sinal e após o banho, checamos um lugar para jantar mais tarde e voltamos ao sítio para assistir ao espetáculo de som e luz que conta a história das missões no Brasil. É realmente um espetáculo muito emocionante, de 45 minutos, "vivido" por duas testemunhas que permanecem no local: a Igreja e a Terra. Interpretado pelos famosos atores Lima Duarte, Paulo Gracindo, Armando Bógus, Fernanda Montenegro, Maria Fernanda, Juca de Oliveira e Rolando Boldrin. É possível ver o vídeo com o espetáculo completo no You Tube. Pesquise por "espetáculo de som e luz em São Miguel das Missões".
Daqui para a frente, todas as fotos se referem ao sítio arqueológico de São Miguel das Missões. Procuraremos identificar aquilo que tivermos conhecimento, outras ficarão registradas apenas pelo visual.
De início, vejam a concepção do que era a Redução de São Miguel Arcanjo:
Trabalhos dos índios preservados:
Observem os detalhes da coluna:
Peças entalhadas com riqueza de detalhes:
As imagens a seguir, foram recuperadas no Brasil mesmo ou trazidas de volta da Europa. São trabalhos de escultura dos guaranis:








A grandiosidade da igreja impressiona:
Vejam as paredes laterais esquerda e direita:


Detalhes internos:








A parede dos fundos da igreja:

A torre, segundo um texto de 1.756, tinha a altura, até o primeiro sobrado, de 34 palmos. A altura deste até o das sineiras, onde havia seis sinos, 27 palmos. A altura de toda a torre, 61 palmos. E a largura, 36 palmos:
Foto interna da torre:
Foto lateral:
As próximas fotos mostram detalhes das ruínas, infelizmente sem explicação do que seriam. Não tivemos tempo de percorrer o sítio com um guia, o que certamente propiciaria informações sobre tudo:
 Local onde teria sido a sacristia:
Visão da parede externa da igreja, de trás para frente:




















Foto mais aberta da área onde teriam sido as casas dos índios:
Detalhes dos pisos fabricados e utilizados por eles:



E para encerrar, uma escultura em madeiras, no tronco de uma árvore:
Como já disse antes, é realmente impressionante. E lamentável que uma cultura com tal nível de desenvolvimento e organização tenha sido vítima da cobiça e de interesses escusos.
Só para concluir, quero dizer que no Paraguai e na Argentina existem sítios jesuíticos mais preservados e protegidos, alguns a pouca distância do Brasil (140 km de São Borja, por exemplo). 
Na próxima postagem, o quinto e último dia do Caminho das Missões. Se bem que, se tivesse terminado aqui, não poderíamos desejar mais nada a acrescentar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário