domingo, 29 de maio de 2011

Caminho de Santiago - Fotos das primeiras etapas

Hoje vou postar apenas algumas fotos. Já são 11:50 h da noite e não foi possível preparar o texto sobre os 5º e 6º dias do Caminho. Tentarei fazer isso amanhã, em Burgos, quando vamos ter que dar uma parada para trocar o pneu traseiro de minha bicicleta. Tivemos hoje o primeiro furo no pneu e ao verificar, observamos que o pneu sofreu um duro desgaste, provavelmente por causa de alguma pedra. Substituímos a câmara de ar e tentamos proteger a nova, com um pedaço de plástico. Conseguimos chegar até Atapuerca, um pequeno povoado e amanhã, em Burgos, que é uma cidade maior, vamos trocar o pneu.
A foto abaixo é da Rue de la Citadelle, em Saint Jean Pied de Port, vendo-se ao fundo o arco que marca o início do Caminho francês. Nesta rua, localizada na parte antiga da cidade, não é permitido o trânsito de veículos e é onde está localizada a Associação de Assitência aos Peregrinos, onde, quem não fez credencial em seu país de origem, pode fazê-lo, e também onde se localiza a maioria dos albergues da cidade.
A rua é toda de predinhos assobradados, no estilo europeu, com flores enfeitando as janelas e portas, sempre muito bem cuidadas e lindas.
Na verdade, o Caminho é uma fonte de renda para a União Européia e há uma estrutura imensa dando suporte aos peregrinos e ao Caminho propriamente dito, com cuidados especiais com a manutenção, alimentação do preregrino no percurso e estadia. Eu diria que 95% do Caminho, ao menos do que eu vi até agora, é muito bem cuidado e oferece totais condições ao peregrino, Há também trechos ruins e até meio abandonados, mas são muito poucos.
Vejam, na foto a seguir, como é o Caminho no início, ao sair de Saint Jean Pied de Port: asfaltado, com trânsito de veículos, embora o movimento seja pequeno. É bem íngreme e é o início da subida dos Pirineus. Nós levamos azar na nossa subida, porque pegamos as montanhas totalmente nubladas, como vocês podem ver na foto seguinte. Na véspera, segundo depoimento de brasileiros que encontramos depois, o dia estava ensolarado e eles puderam ver todas as paisagens maravilhosas proprocionadas pela vista do alto das montanhas. A foto seguinte é de um tablado montado em frente ao Albergue Orisson, a oito quilômetros de Saint Jean.
Este trecho inicial são aproximadamente 20 km de subida. Depois que você atinge o topo, logicamente começa a descida. E aí você passa pela trilha que segue margeando uma floresta, passa por ponto  no qual há uma construção destinada á proteção e descanso do peregrino em caso de intempéries. A primeira descida despenca morro abaixo, num frenesi alucinante, passando, numa parte dela, entre um bosque de árvores bem grandes. Ao tentar parar para tirar a foto abaixo, a bicicleta chegou a deslisar de lado, com as duas rodas. Tenho certeza de que o Henrique ia gostar disso.
  
Já na Espanha, a primeira cidade que passamos é Roncesvalles. Aliás, chamar de cidade é dar cartaz demais pro lugarejo. É um povoado, com um albergue gigantesco, porque muita gente inicia o Caminho a partir dali e que contém alguns sítios históricos, como a construção acima, do século XII, que pertenceu a Carlos Magno.
  Gente, vou ter que continuar outro dia, porque a bateria do micro está acabando e ainda não consegui encontrar um adaptador para conectá-lo à rede elétrica, para recarga. Até o próximo.


2 comentários: