segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Circuito Nascente do Rio Doce - 5º trecho - Presidente Bernardes a Cipotânea - 27/08/2022

Presidente Bernardes (Calambau)/Brás Pires/Prata/Cipotânea

Em Presidente Bernardes pernoitamos e tomamos um excelente café da manhã na Pousada Rua Nova, do Francisco, que nos agraciou com um atendimento muito acima do desejado. O quarto é amplo, com sacada voltada para a vegetação que margeia o rio. O chuveiro é bom e o custo foi de R$ 170,00 o casal. 


Despedimo-nos da cidade registrando o imponente Rio Xopotó, tão festejado pelos amantes locais da natureza e importante na geografia regional, pela fertilidade que traz ao solo nos vales que corta e por fazer parte da história das muitas cidades mineiras banhadas por ele. 
Tempo nublado, porém sem perspectiva de chuva. Então, embora a poeira esteja acumulada em uma grossa camada nas estradas, a existência de pouquíssimo tráfego não traz perturbações ao cicloturista que percorre a rota com tranquilidade: 







Paramos para almoçar em Brás Pires, na Pousada Magalhães, que além de estadia, oferece refeições no local ou a domicílio. Fomos excepcionalmente bem atendidos e desfrutamos da saborosa comida ali produzida. Uma batatinha frita inesquecível! 
Há um marco do circuito na cidade. É chamado de "marco zero" e assinala a extremidade leste do roteiro. Está localizado na praça chamada São Vicente de Paulo, em Brás Pires. Ainda consta do mapa fixado nesse marco a cidade de Carandaí, que não faz mais 
parte do caminho. 

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Todo o trecho hoje se desenvolve ao lado do rio Xopotó. Ora perto, ora mais longe, mas a beleza do prodigioso rio nos deslumbrará durante o dia todo. A esta altura, o céu está bastante limpo e poucas nuvens reduzem a chance de uma sombra que possa diminuir o mormaço. Ninhos gigantes do pássaro conhecido como João Graveteiro ou João Graveto são encontrados com bastante frequência nesta região:  






Também são comuns pequenos fornos para produção de carvão, aproveitando a grande quantidade de plantações de eucaliptos, cuja cultura exige poucos cuidados do agricultor: 
Neste lugar, em algum tempo anterior, o barranco cedeu. Mas a estrada, embora não muito limpa, estava arrumada: 
Pontes de madeira, de custo inferior às de concreto armado, são eficientes para transpor os rios. Neste trecho passamos por duas delas, em bom estado de conservação: 

Alguns minutos de refrescante sombra, propiciados pela vegetação na encosta dos pequenos montes, às margens da estrada: 



Depois de cruzar um pequeno afluente do rio Xopotó, frondosas árvores isoladas, maravilhosos ipês amarelos e eucaliptos nos acompanharão até o final do percurso: 

Rio Xopotó









Em Cipotânea, o Reiginaldo, a esposa e a filha nos esperavam com o maravilhoso doce de macarrão cabelo de anjo (aletria): 
Imagem do Wikiloc do trecho do dia: 
O Relive marcou a distância de 35,2 km e altimetria de 827 m: 

2 comentários:

  1. olá. tem o contato dessa pousada em Presidente Bernardes. Estou organizando uma viagem de bike pelo circuito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora, espero que ainda tenha serventia. O contato é 31-98203-7070 - Francisco Neto - Pousada Rua Nova.

      Excluir