sábado, 21 de maio de 2016

Blugrama - Navegantes a Gramado - A preparação

UMA NOVA E EXTRAORDINÁRIA AVENTURA
Estamos para começar mais um pedal que foge aos padrões da rotina do ciclo turismo. Uma aventura ímpar, pretendendo visitar lugares maravilhosos e percorrer quase 800 quilômetros pelo sul do Brasil: de Navegantes, em Santa Catarina, até Gramado, no Rio Grande do Sul.
Mas isto só será possível graças a pioneiros como Guilherme Cavallari, que percorreu e mapeou todo o roteiro no seu “Guia de Trilhas” Serra Geral (Blugrama) – foto abaixo – e outros aficionados, como Jessie Chimachi, que nos deu muita força e informações preciosas, inclusive o esqueleto da planilha que vamos mostrar mais a frente, com indicações precisas e apoio logístico. A eles nosso sincero agradecimento.
O objetivo é sair de Navegantes, sempre que possível fora do asfalto, utilizando trilhas percorridas pelo Guilherme, pelo Jessie, por outros ciclo turistas que deixaram sua contribuição na Internet, ou elaboradas por nós mesmos, no Wikiloc.
No roteiro, entre outras atrações, o Parque Nacional de Itajaí, a cidade de Urubici, a Serra do Corvo Branco, o Cânion Monte Negro, a Serra do Rio do Rastro, o Cachoeirão dos Rodrigues, o Passo do “S” e o Passo da Ilha, além de todas as outras comunidades onde pernoitaremos ou cruzaremos pelo caminho: Blumenau, Apiúna, Ibirama, Rio do Sul, Aurora, Petrolândia, Rio Rufino, Aiurê, Guatá, Bom Jardim da Serra, São José dos Ausentes, Cambará do Sul, São Francisco de Paula e Gramado.
Colocamos na planilha – imagem abaixo - todos os dados que julgamos necessários para atingir nosso objetivo. Ao final, postaremos nossas impressões e fotos neste blog ou, sempre que possível, no Instagram ou Facebook algumas amostras.
Estamos psicológica e materialmente preparados para o frio e as distâncias. Acho que vai ser, considerando o inverno e as montanhas a conquistar, um dos mais duros percursos entre todos que já pedalamos. Mas, como diz Gilberto Gil, “com fé eu vou, que a fé não costuma faiá”.

6 comentários: