terça-feira, 25 de julho de 2023

Caminho de Nhá Chica - 3ª etapa - Congonhal a Espírito Santo do Dourado (MG) - 07/06/2023

Caminho de Nhá Chica - 3ª etapa - Congonhal a Espírito Santo do Dourado (MG) - 07/06/2023

Na saída, pela manhã, posamos com o José Carlos, proprietário do hotel. Ele veio do interior de São Paulo (Morro Agudo), construiu e mantém o hotel, uma empresa familiar: 

O trecho do dia começa muito agradável, com bastante vegetação, sombra e até calçamento na estrada: 
 
Logo começa a serra de São Domingos. 
Conforme você vai subindo, a visão da cidade de Congonhal, que vai ficando para trás, vai-se alterando: 

30 minutos depois da saída
60 minutos depois da saída
80 minutos depois da saída
2 horas depois da saída
A paisagem é típica mineira, com a estrada de terra de boa qualidade, recortada há anos no solo pelas patrolas, em meio às pastagens, cercas de arame farpado e montanhas: 



Há na estrada uma representação do calvário de Cristo. Esta é uma das estações: 
Depois, um pouco mais adiante, mais um trecho calçado: 
Bem no alto da subida, embora não seja ainda no final dela, há um mirante caprichosamente construído sobre uma grande pedra, que possibilita uma visão espetacular: 





Continuando a subida, chegamos a um local de descanso onde foi construído um banheiro e é disponibilizada água para beber, tanto para os viajantes humanos quanto os equinos: 

Finalmente atingindo o alto do morro, encontramos uma casa abandonada. Embora tenha um aspecto rústico, é construída de tijolos: 
Quinze minutos depois, seguindo pela estrada, chegamos ao complexo religioso do Santuário Nossa Senhora da Obediência, no bairro São Domingos: 


Há no local um ponto de apoio aos viajantes do Caminho de Nhá Chica, com carimbo da credencial e um atendimento muito simpático. Poucos metros adiante, do outro lado da estrada, há uma venda rural onde é possível obter refeições. Almoçamos lá, uma comida bem feita, a um preço justo. Foi ali que, conversando com as pessoas que estavam lá, soubemos da história do lugar. Nossa Senhora da Obediência teria aparecido mais de 100 vezes a um morador local chamado Alfredo, com o qual ela conversava em todas essas aparições, as quais começaram por volta de 1987, dia 22 de junho. Nessas aparições, ela transmitia a ele pedidos, os quais ele repassava aos outros participantes de um grupo de oração do qual faziam parte. A história se espalhou e muita gente começou a vir ao local, sempre às segundas-feiras, quando aconteciam as aparições. Consta que chegaram a vir, de uma única vez, mais de 35 mil pessoas. 

Na sequência, o caminho continua agradável e "gostoso": 




Às 2:45 h da tarde chegamos à divisa do município de Espírito Santo do Dourado: 
Daí até a chegada não houve alterações quanto ao tipo de estrada e à cobertura vegetal das margens. Algumas igrejas em pequenos bairros ou propriedades rurais ilustram a religiosidade do povo: 
Igreja dedicada a São Pedro




Chegando à cidade, uma bela ladeira tem que ser vencida para se chegar à Pousada do João Peru. Segundo ele, o apelido vem desde os tempos de menino. Ele tem, com sua esposa Rita, além da pousada, uma padaria no local. E está construindo um hotel, onde recepcionará seus hóspedes futuramente. 
Com o jantar, magnificamente preparado com mãos de fada por Dª Rita, mais o café da manhã, a estadia custou-nos R$220,00, aí incluídas também algumas garrafas de água que tomamos. 
Quilometragem do dia: 27,2 km. Altimetria 993 m. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário