quinta-feira, 13 de julho de 2023

Caminho de Nhá Chica - 1ª Etapa - Inconfidentes a Borda da Mata (MG) - 05/06/2023

Caminho de Nhá Chica - 1ª Etapa - Inconfidentes a Borda da Mata (MG) - 05/06/2023

Nhá Chica, a beata que maravilhou Baependi e região, pela humildade, acolhida e aconselhamento que dispensava a quem a procurava, nasceu em Rio das Mortes, distrito de São João del Rei (MG). Não há registro da data correta de nascimento e presume-se que tenha sido na primeira década do século XIX, provavelmente em 1808. Com aproximadamente 8 anos de idade mudou-se para Baependi com a família. Dois anos depois sua mãe faleceu e ela passou a viver daí para a frente apenas com seu irmão, nunca se casou. Pela forma como recebia a todos, independente de serem pobres ou ricos e por sempre se dispor a interceder por qualquer um que a procurasse em busca da graça desejada, ficou conhecida como a "Mãe dos pobres". Faleceu em 1895. 

O Caminho de Nhá Chica estabelecido em sua homenagem, foi criado em 14 de junho de 2019. Começa em Inconfidentes e vai até Baependi (MG). É sinalizado com setas na cor salmão.

O marco inicial é considerado na Capela de Nhá Chica, situada na zona rural de Inconfidentes: 
Imagens do local, caprichosamente mantido por um dos idealizadores do caminho e devoto da beata: 






Fizemos poucos registros deste trecho porque é um percurso já amplamente divulgado por se
guir a mesma rota do Caminho da Fé. Há um bar que é um ponto de apoio, localizado logo depois da passagem da placa que indica a divisa dos municípios de Inconfidentes e Borda da Mata. O proprietário das áreas em volta do local onde está instalado o bar, nos disse que foi colega de escola do grande dr. Sócrates. Ele mesmo, médico e jogador de futebol do Botafogo de Ribeirão Preto e depois do Corinthians e da Seleção Brasileira. Disse-nos, também, que íamos "quebrar a cara" de tanta beleza natural que encontraríamos no Caminho. Pose com seu cunhado, que é dono do bar:
A mensagem dos bancos é a mesma que desejamos a todos: 
Ficamos em Borda da Mata no Hotel Village. É um local bem posicionado, no centro da cidade, com um bom café da manhã e com quartos e atendimento adequados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário