sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Caminho de Aparecida - 2ª etapa: do Bar dos Amigos - Entroncamento de ramais a Turvolândia - 31/07/2022

Bar e Pousada dos Amigos (Entroncamento de ramais)/Guaipava/Douradinho/Turvolândia

Dia de muito sol, estradas de terra com quase nenhum movimento de automóveis, vegetação coberta de poeira e belas paisagens no Caminho de Aparecida. Enfim, um verdadeiro, divertido e prazeroso passeio. Despedindo de Dona Fátima e do Bar e Pousada dos Amigos: 


bar, residência e pousada

O mesmo local visto da estrada
O dia começa com uma estrada boa, sol a pino e uma camada fina de poeira, cujas marcas se evidenciam nas folhas das plantas à beira da estrada: 





O caminho é bem sinalizado e algumas propriedades rurais também: 
Encontramo-nos com um casal que também pedalava por lá e que mora nas proximidades, Junior e Laís. Pedalamos juntos por uns 15 minutos, depois seguimos em frente:

E chegamos a Guaipava, que é um distrito do município de Paraguaçu (MG). 


De Guaipava até a próxima cidade (Douradinho) são 15 km e o visual não tem mudanças: 


















Almoçamos em Douradinho, distrito do município de Machado (MG). 

É bom estar pedalando em lugares assim, com cidades próximas umas das outras, pois isso evita falta de água para beber, por exemplo. Você tem possibilidade de reabastecer em períodos de tempo menores. 
De Douradinho a Cordislândia, próxima cidade do caminho, são 9 km e, em alguns trechos, a paisagem muda, com estradas recortadas no solo. Vejam na sequência de fotos abaixo:








A cidade de Cordislândia não está exatamente no Caminho. Para visitá-la, você tem que pedalar 1 km fora da rota em direção à cidade e depois voltá-lo, para retomar o caminho: 
Nós não fomos a Cordislândia. Seguimos em direção a Turvolândia, nosso objetivo final de hoje, distante 14 km deste ponto. 
Se tivéssemos ido a Cordislândia, teríamos cruzado o rio Sapucaí, na ida e na volta. Mas, como não fomos, tivemos que curti-lo à distância: 
As "janelas do céu" se repetem, sempre espetaculares: 
Terra batida, marcas da poeira na vegetação, sol e claridade, também são a tônica deste último trecho: 


Em Turvolândia, ficamos na Pousada da Lua, ao custo de R$140,00, com café da manhã. Tem local protegido para guardar as bicicletas. Atendimento simpático, o quarto é bom, assim como o banheiro, colchão razoável, porém o café da manhã é muito fraco. E o papel higiênico disponível na ocasião era grosseiro, de qualidade bem inferior. Enfim, como já ficamos em pousada que cobra os mesmos 140 e nem tem café da manhã, não dá para nos queixarmos... 

Quilometragem do dia: 48,3 km. Altimetria: 953 m. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário