quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Rota do Vulcão - Bandeira do Sul a Botelhos - 6ª etapa - 31/05/2022

Bandeira do Sul a Botelhos

Estadia em Bandeira do Sul no Hotel e Restaurante Benel. O restaurante não estava funcionando. O hotel é bem simples, tem uma recepção onde é feito o primeiro atendimento e para acessar o quarto, você sai da recepção para a calçada e entra pela garagem, ao lado. Há dois ou três prédios nos fundos, atrás da recepção. O quarto que ficamos, em um deles, é bem acanhado e tem pouco espaço. Desjejum extremamente simples, sem frutas, cereais matinais, suco, ovos e outros componentes tradicionais dos bons cafés da manhã. Endereço: Avenida Santa Teresinha, 45. Telefones 35-99846-3792 e 3742-1342. Custo por casal R$ 140,00. 

A cidade é limpa e bonita, aliás, como a grande maioria das pequenas cidades mineiras da região. Temos andado bastante pelo interior de Minas e é de se admirar a qualidade da limpeza urbana praticada pelas prefeituras locais. Muito capricho, belos e bem cuidados jardins, igrejas com pintura recente e impecável:

Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida

Saímos do hotel e seguimos em sentido contrário à chegada, passando pelo ginásio de esportes. Chegando à praça, viramos à direita. No final da rua, não há sinalização do caminho, provavelmente deve ter sido tirada por vândalos ou por uma circunstância qualquer. As pessoas na rua ou no posto de gasolina que existe próximo não conheciam a rota. Mas acabamos  encontrando alguém que sabia e indicou-nos a continuação. Iniciamos então uma boa subida, por uma via asfaltada, chamada rua Manoel Rodrigues, que dá acesso às torres de telefonia no alto da montanha. Ao lado, estava em construção uma grande obra, que rompeu e aplainou uma parte da montanha: 
Mais ao alto, a visão da cidade é esta: 
Bandeira do Sul - MG
Dia parcialmente nublado, temperatura relativamente baixa. O asfalto acaba antes de chegar às torres de telefonia, mas não a subida: 


A estrada segue margeando cafezais, pastos e vegetação: 
 
Curiosamente, esta região tem uma grande variedade de flores silvestres, que explodem multicoloridas, muitas vezes no solo, com tonalidades deslumbrantes e são um verdadeiro prazer aos olhos: 
Árvores isoladas, frondosas, com um verde denso, promovem sombras refrescantes e são sempre um espetáculo: 
Outras são enormes, estendem generosamente seus galhos e são abrigo e descanso seguro às aves: 
O dia de hoje se desenrola por boas estradas na maior parte do tempo. Passamos por locais cuidados com capricho, com flores nas cercas, embelezando e tornando mais agradável o ambiente: 
Há muitos outros que evocam simplicidade, desde casas humildes até fazendas, que não espelham formosura ou grandes cuidados com a natureza: 


Reservas de água são essenciais: 
Cerca de 3 horas após a saída de Bandeira do Sul, o caminho volta novamente a uma via asfaltada: 
Mas não chegamos a Botelhos pelo asfalto. Vinte minutos de pedal e, após uma subida bem íngreme, vertemos à direita, mais uma vez em meio a um cafezal, porém continuando a subir: 
Alguns minutos de subida e aí a coisa fica boa, inicia-se a descida do outro lado, compensando todo o esforço anterior. Brisa no rosto, velocidade... 

E um eucaliptal, plantação muito frequente em toda a região: 
Estradão e poeira para completar o percurso: 

Chegamos em torno de 13:30 h. Um restaurante logo na entrada, foi solícito em nos fornecer almoço, pelo avançado da hora. Nas cidades pequenas se almoça cedo e, nesse horário, só mesmo a boa vontade de pessoas generosas para que não ficássemos sem comida. 
A cidade tem uma igreja tradicional e uma maior, moderna, erigida na extremidade de uma praça muito bem cuidada: 


Foi o dia mais agradável de todo o circuito, com subidas pedaláveis, aclives não muito acentuados, estradas ótimas e descidas sem grandes perigos. Total de km do dia: 36,6. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário