segunda-feira, 24 de junho de 2013

Vargem Grande do Sul a Visconde de Mauá - 3º Dia: de Serra dos Limas à Borda da Mata

Terceiro dia de pedal. Hoje, por ser um trecho mais plano, planejamos percorrer 60 quilômetros, até Borda da Mata. Saímos por volta de 8 horas da manhã da Pousada da Dona Natalina, na Serra dos Limas. 
Falar de subidas e descidas, na Serra da Mantiqueira, é redundância. Vamos tentar evitar isso, mas quando escapar, nos perdoem.
Vamos postar algumas fotos, com belas imagens do caminho:





A primeira localidade que passamos chama-se Barra, a qual atingimos após uma vertiginosa descida. Nunca me esqueço do que disseram uma vez na pousada local: teve um bombeiro que desceu a montanha, de bicicleta, em três minutos. A gente sempre leva muito mais tempo do que isso, porque não deixamos a bicicleta descer livremente, vamos freando. A velocidade seria alucinante e sempre há risco de quedas e outros perigos, tais como não conseguir fazer a curva, derrapar, cair em um buraco, sabe-se lá o que mais. Mas o cara fez...
Depois de Barra, passamos por Crisólia, onde sempre almoçamos no Bar da simpática Zetti. E enquanto comemos, sempre tem as pessoas dispostas a conversar e contar histórias. Às vezes saem até discussões, como desta vez entre um homem que dizia fazer o caminho a cavalo e outro que criticava o uso do animal. Não entramos nessa discussão e felizmente tudo terminou bem.
Sete quilômetros depois, chegamos a Ouro Fino, onde existe o famoso monumento ao "Menino da Porteira". Como já pusemos esta foto outras vezes, vou poupá-los hoje. Mostraremos a bela praça em frente à igreja matriz:
 Pé na estrada, novamente, que hoje o caminho é longo (e bonito):
Em muitos lugares, ouvimos as pessoas se referindo aos caminhantes e ciclistas do caminho, como "pelegrinos". Mas não imaginávamos que também escrevessem:
E continuávamos pedalando. Mais uma paisagem agradável:
Logo chegávamos à Inconfidentes. A visita ao Bar do Maurão é imprescindível, para apreciarmos o seu famoso pastel e curtirmos um pouco de sua preciosa amizade. O Maurão e sua esposa, Dona Dalva, são apoio aos peregrinos de todas as formas possíveis e imagináveis. Orientam, ajudam, fazem tudo para o bem estar do caminhante. Ele já foi a pé, até Aparecida, 19 vezes. Por enquanto, diz ele...
E vamos em frente, que a próxima parada será Borda da Mata. Mais uma passagem do caminho, em mais uma subida:
E finalmente, avistamos Borda da Mata, quando as sombras já se alongavam e o dia estava chegando ao fim:
Já estava começando a esfriar. Passamos a noite no Hotel Village, como de costume. Amanhã tem mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário