segunda-feira, 15 de julho de 2019

Eurovelo 15 - Rhine Cycle Route - 1º Dia - Zurich a Flüelen

22/05/2019 - Quarta-feira

Levantamo-nos às 6 horas da manhã com intenção de tomar café às 7 h e iniciar o pedal às 8 h. 
Descemos ao refeitório no horário combinado e nos fartamos com o excelente café da manhã do hotel: tudo de primeiríssima qualidade!
Em seguida, já com nossos pertences, descemos ao térreo para o check-out e início do pedal. 
O hotel não tem local interno apropriado para guardar as bicicletas, por isso elas haviam ficado do lado de fora, bem em frente à recepção, local que o funcionário nos havia garantido que não haveria problemas, pois estariam sempre no ângulo de visão do recepcionista.
De fato, estava tudo bem quando chegamos, porém não pudemos montar os alforges e bolsas na bicicleta porque elas estavam presas nos cadeados e as de nossos parceiros, na frente das nossas.
O tempo foi passando e eles não apareciam. Até que resolvemos ligar para eles, só então desceram. Com nosso alforge que desliza pelo bagageiro e se encaixa em um click, assim como a bolsa do guidão que exige apenas a colocação na posição certa para se prender, com um único movimento, tudo ficou pronto rapidamente. Porém, com o atraso, acabamos partindo às 9 h da manhã.
Mas, o dia prometia e não demorou para começarmos a nos deslumbrar com tudo o que nos esperava: 
















A bicicleta é tratada de forma muito séria na Europa. É uma fonte de saúde, tanto física como mental, pois quem pratica a atividade afasta doenças, reduzindo as despesas públicas com médicos e hospitais. É uma fonte de renda com o turismo. Propicia empregos nas fábricas e na infraestrutura. Assim, as crianças começam cedo a tomar gosto pela coisa e é muito comum encontrarmos famílias inteiras pedalando. Os filhos, quando ainda não têm idade para pedalar, são puxados pelos pais em carrinhos atrelados à bicicleta. Mas, mesmo ainda de fralda, já tem suas bicicletinhas e acompanham os adultos com satisfação. Vejam só se não é um motivo de pura curtição encontrar um trupo assim: 
O caminho hoje nos apresentou muitos túneis e algumas passagens perigosas. Na Suíça, muitas estradas são construídas na borda de montanhas e têm uma característica típica, que é uma espécie de túnel com um dos lados vazado, dotado de colunas (haverá uma foto muito boa no próximo relato - 2º dia). Tivemos que pedalar em calçadas estreitas, nestes túneis, com pista simples, muito movimento de veículos, inclusive com caminhões gigantes que espirram água e deslocam o ar, chegando a balançar a bicicleta. Algumas vezes, quando o túnel penetra a montanha, a ciclovia contorna pela encosta, mas nem sempre: 
Os lagos hoje foram uma atração à parte, tal a beleza e a sensação de paz que propiciam: 

Pedalamos hoje 84,70 km, tudo plano e considerando a curtição nas muitas paradas que fizemos, acabamos chegando em Flüelen às 8 horas da noite. Como o sol se põe só depois das 9 h, tudo tranquilo...
O hotel nesse dia foi o Guesthouse Vogeliwohl. Muito agradável, com vista para as montanhas e os cumes nevados, os quais iremos atingir no dia de amanhã. 
Jantamos em um restaurante italiano, bem próximo do hotel, uma comida maravilhosa, aliada à simpatia do pessoal do lugar. Conhecemos ali duas moças portuguesas (Fernanda e Alexandra) e uma distinta senhora tailandesa (Tina), agradabilíssimas, com quem conversamos bastante e acabaram se tornando nossos primeiros amigos da viagem...
Como se pode notar, ainda estávamos com a roupa de bicicleta. Só depois fomos tomar banho e dormir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário