quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Circuito Costa Verde e Mar - SC - 2º dia

Dormimos no Hotel Piçarras, pagando uma diária para casal de R$ 150,00, a mais cara do circuito, incluído o café da manhã.
No segundo dia deixamos o litoral e nos dirigimos ao interior de Santa Catarina.
O destino inicial é a cidade de Luís Alves, a "capital catarinense da cachaça". Em todo o município existem mais de 50 alambiques, segundo o guia do circuito.

Assim que saímos de Balneário Piçarras, entramos logo numa estrada de terra. Havia algum movimento de veículos, mas não muito. A partir de agora, passaríamos a enfrentar a poeira, pois não chovia há vários dias.
Passamos por inúmeras propriedades rurais, algumas comuns e mal cuidadas, outras arrumadinhas como esta da foto:
De início a pista era bastante lisa e agradável e a gente avançava através de reflorestamentos de pinus e vegetação nativa:


Construções bastante comuns no interior de Santa Catarina são estes quiosques montados em meio a pequenas represas voltados para o lazer:
Uma das bases da economia da região é a produção e industrialização da banana. Nas fotos seguintes, vemos plantações por onde passamos e a forma utilizada para proteção dos cachos contra as intempéries:

Outra grande produção agrícola da região é o arroz irrigado por alagamento e encontramos grandes plantações em nossa passagem:
Os rios e riachos cortam a região que é bastante plana, propiciando água com fartura para utilização na lavoura:

É bonito quando se vê o capricho no cuidado com a ponte, o que acaba resultando numa bela paisagem:
Luís Alves, pequena cidade de cerca de 9 mil habitantes, tem apenas um hotel, por isso é aconselhável efetuar a reserva com antecedência, para evitar surpresas desagradáveis.
Bem próximo, ou melhor, nos limites da cidade, logo acima da igreja, na parte mais antiga, há uma bela queda d'água que pode ser vista da beira da estrada. Uma pena que não haja qualquer infraestrutura no local, tal como um mirante para facilitar a visualização:


Esta orquídea da foto também é muito encontrada na região. Nós a vimos em vários locais e é muito bonita. Nada como uma bela flor para encerrar o dia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário