sexta-feira, 16 de maio de 2014

Serra da Canastra - Abril de 2014

Sob organização do Tiago (Guma Sem Sobrenome) e companhia de ciclo turistas e bikers de Sertãozinho (SP), participamos nos dias 25, 26 e 27 de abril de 2014 do 3º Passeio Ciclístico na Serra da Canastra.
Saímos do local conhecido como "Sino" em Sertãozinho, na sexta-feira à noitinha. Era um grupo de vários veículos e reboques, transportando as bicicletas e os aventureiros. Iríamos, finalmente, conhecer e nos emocionar com a tão famosa Serra da Canastra.
Jantamos em Passos (MG), numa pizzaria, onde nos aguardavam com pizzas tamanho gigante (as maiores que já vi na vida).
E seguimos, após o jantar, chegando por volta de 22 horas à Pousada Mata do Engenho, depois de percorrer com muito cuidado um trecho final em terra, após São João Batista do Glória (MG), felizmente, sem nenhum incidente. 
Chegada na Pousada Mata do Engenho
No sábado, após o café da manhã, partimos para o primeiro pedal.
Haveriam duas turmas: uma, com pedal mais forte, totalizando entre o sábado e o domingo, 75 km e outra que percorreria 30 km, tudo por estradas de terra, indo até a Pousada Canteiros, onde passaríamos a noite e retornando, no dia seguinte, ao ponto de partida. O grupo dos 75 km era este, aparecendo também na foto o Conrado, do carro de apoio e do qual faria parte também o Guma, como guia: 
A turma do pedal de sábado
Vejam as fotos que selecionamos e curtam conosco as maravilhas da exuberante natureza desse prodigioso rincão brasileiro e conheçam as pessoas que nos proporcionaram um agradabilíssimo convívio nestes três dias de pedal: 
Passagem em córrego por dentro da água

Bar do Igor - Ponto de parada e reabastecimento de água
Precisa descrever?








Como curiosidade, vejam esta placa. Quem quiser entrar para visitar a cachoeira, vai ter que pagar o pedágio. Mesmo que for a cavalo...
As próximas fotos são da Pousada Babilônia, onde almoçamos. O proprietário dá muito apoio aos turistas "ambientais", sejam motoqueiros, ciclistas ou jipeiros 4x4.

Interior da casa
Após o almoço, delicioso, continuamos o pedal com destino à Pousada Canteiros. Mas, havia um obstáculo no caminho, que teria que ser transposto: um rio, sem ponte. O mesmo rio que desce a montanha formando a Cachoeira do Quilombo. A travessia tinha que ser feita por dentro d'água. E assim foi feito...
Parte da queda d'água, na parte de baixo.
A bicicleta nas costas...
Ou bem no alto, com a água quase nos joelhos.
Já na margem, com a marca da água nas canelas...
A parte de cima da cachoeira
 E o pedal continuou em direção à Pousada Canteiros:

A entrada da pousada
No dia seguinte, domingo, o grupo posou antes de iniciar a volta para a Pousada Mata do Engenho:
O grupo do segundo dia
 As paisagens continuavam maravilhosas:




Cupinzeiro gigante

O jipe de apoio, da "Compadres Turismo", de Passos, que nos seguiu o tempo todo, sempre dispostos a ajudar, com camaradagem e gentileza (Conrado e Marcos):
E mais algumas fotos do caminho percorrido e do pessoal, para concluir:






De tudo isso, só resta uma certeza: se tivermos oportunidade de voltar algum dia para cá, voltaremos. Os lugares são lindos, o povo hospitaleiro, a comida, excelente. Na Pousada Canteiros, o café da manhã é preparado no próprio dia, pela proprietária e suas ajudantes. Uma grande variedade de quitutes deliciosos, frutas e sucos saborosos. Dá saudade, já...

Nenhum comentário:

Postar um comentário