domingo, 18 de maio de 2014

Projeto Lagamar - De Cananeia (SP) à Ilha do Mel (PR) - 2º dia

Devidamente preparados, as bicicletas bem firmes no barco, estávamos prontos para iniciar o segundo dia, com a travessia para a Ilha de Superagui:
Atravessamos o canal rapidamente e desembarcamos na Ilha de Superagui. Já ali começamos a perceber a devastação que o mar vem provocando nas ilhas da região: árvores caídas, o mar avançando sobre a vegetação...
Mas, não viemos para lamentar e sim para curtir. E partimos, a pedalar pela praia, naquele momento também completamente deserta. Vejam algumas fotos:




 Um bando de gaivotas, na foz de um riacho...
 E um casal de caranguejos, numa boa...
Não tendo sido possível contornar a ilha pela praia, em razão de uma situação em que a maré estava alta, impedindo a passagem, tivemos que retornar um pouco e pegar uma trilha, em meio à matinha, para retornar à pousada:
Na trilha, normalmente havia umas pontezinhas de concreto, para atravessar os canais. Havia um, porém, que não tinha ponte ou pinguela. E a passagem foi meio complicada, tendo que equilibrar a bicicleta numa tábua estreita e pisar na água para atravessar...
Não poderíamos deixar de mostrar o por do sol na Ilha do Superagui:
E o segundo dia termina. Como já disse, não há carros nestas ilhas. Na verdade, nem ruas. Os caminhos são uma espécie de trilha entre as casas. O abastecimento de gêneros e todo tipo de produtos não encontrados na ilha é adquirido em Paranaguá ou Cananeia. E como não há linha de ônibus, as ligações são feitas por mar, em barcos como este, que trazem os passageiros e a carga, a qual é levada em carroças ou carriolas para o seu destino, através da praia:
Vejam o conforto deste barco, com as poltronas do tipo daquelas encontradas em ônibus de última geração:
Amanhã iremos para a Ilha das Peças, Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário