sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Circuito Nascente do Rio Doce - 6º trecho - Cipotânea a Senhora dos Remédios - 28/08/2022

Cipotânea/Paciência/Vitorinos/Senhora dos Remédios

Em Cipotânea ficamos na Pousada da Dona Fézinha. R$100,00 o casal, pagos adiantados, na hora da entrada. Um café da manhã simplicíssimo está incluso na diária e é servido na padaria que fica ao lado da pousada, onde também a gente deixa a chave na hora de ir embora. O quarto é bom, tem espaço adequado e muitos detalhes positivos: armário, mesa, cadeira, TV, armário no banheiro, varal na janela. 

Igreja Matriz de São Caetano do Xopotó, em Cipotânea

O trecho hoje, assim como na maior parte do caminho, é constituído de estradas boas, subidas leves. E nenhum obstáculo será grande se a vontade de vencer for maior. 
Alguma vegetação margeando a pista é sempre bom, propicia um refresco com sombras eventuais.





A gente vai pedalando, no nosso ritmo, sem correria. Planejamos sempre quilometragens que cabem perfeitamente na nossa condição física. Nada de exageros. E assim vamos indo, renovando a alma e celebrando a vida. 


Nessa toada, tendo saído de Cipotânea às 09:10 h, chegamos ao povoado de Paciência, pouco antes das 10:30 h. 
Igreja de Paciência

Na verdade, não importa a velocidade que se vá, o que vale é que vamos estar sempre à frente de quem não sai do sofá... 


Este pesqueiro parecia abandonado. Não havia sinais nem de peixes: 
Quando estamos pedalando, os problemas desparecem. A única preocupação é se vamos conseguir comer no horário apropriado ao almoço. Não costumamos levar alimentação, para reduzir o peso da carga. Geralmente só levamos alguma coisa caso não haja no trecho do dia pontos de apoio, tais como vilarejos, cidades, vendas rurais, coisas assim. Então, é só pedalar e fotografar. Tomar uma aguinha, porque o sol é causticante e voltar a girar o pé de vela e registrar o caminho: 











Por volta de meio dia e meia chegamos ao povoado de Vitorinos. Perguntamos em um armazém se havia algum lugar onde poderíamos conseguir comida e foi-nos indicado um bar defronte à praça. Quando entramos, fomos recebidos pelo proprietário com certa desconfiança. Ele e um grupo de pessoas discutiam acaloradamente política sentados em cadeiras próximas a uma das portas de entrada. Não senti muito boa vontade nele, de ter que sair do meio da peleja. Mas, serviu-nos salgados e refrigerantes, que vieram a calhar. Começamos a conversar e ele rapidamente virou amigão: ofereceu até sua casa para descansarmos, para tomar um banho ou para passar a noite. Disse que pretende instalar uma pousada no lugar. Despedimo-nos muito amigavelmente e fomos concluir nossa refeição na praça, comendo umas frutas que compramos no mercadinho. Havia ali um grupo de mulheres ao qual acabamos nos juntando e tudo virou uma festa. Muitas risadas e muitas promessas de começar a fazer exercícios, pois, sem falsa modéstia, nos consideraram como exemplos, tendo em vista a disposição para o pedal na "nossa idade". 


Igreja de Vitorinos
Na saída da cidade, não poderia faltar a foto famosa no "Banco do Tião". Segundo consta, na casa mora um senhor que gosta de sentar-se na calçada, passando boa parte de seu tempo ali. Um filho construiu o banco para facilitar a vida do pai: 
Por conta de um marco do CNRD que apontava na direção errada, pegamos um caminho diferente na parte final do trecho de hoje, entre Vitorinos e Senhora dos Remédios. Era uma bifurcação e o itinerário baixado do Wikiloc, nesse ponto, seguia para a esquerda, mas a sinalização do Circuito indicava à direita. Como ciclistas locais, que conhecem bem a região, eventualmente escolhem caminhos alternativos, acabamos acompanhando a sinalização e nos demos mal. Felizmente não houve maiores prejuízos, pois pedimos informações quando não vimos mais placas do Circuito e acabamos chegando ao destino, tendo nos encontrado com o caminho certo um pouco antes da cidade. A foto abaixo é de local que não está no caminho certo:
Quilometragem do dia: 40,6 km. Altimetria, 869 m. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário