domingo, 3 de julho de 2022

Estrada Real - Caminho Velho - Casa Grande a Lagoa Dourada - 13/04/2022 - 7ª etapa

 Casa Grande/Catauá/Lagoa Dourada

O Grupo de ciclistas que também pernoitou na mesma pousada, pretendia ir mais longe do que nós no pedal do dia, por isso saiu mais cedo. Oito horas da manhã já estavam se despedindo: 

Nós também nos preparamos para partir e registramos a pousada, um belo e moderno casarão, circundado por caprichado jardim. Dª Madalena e sua irmã posaram conosco:

Por volta de 08:35 h também saímos. O trecho se inicia na rua principal de Casa Grande e se direciona para o oeste, em ascensão, no começo, pelo asfalto, até iniciar a estrada de terra. Um marco bem posicionado e livre de mato os dá a certeza de estar no caminho certo:

Menos de 3 km depois, chegamos à Fazenda do Caldas Agronegócios onde, além de silos para armazenamento de cereais, há uma mini capela, às margens da estrada:

Doze minutos depois, nos deparamos com um bando de pássaros pretos que fazia verdadeiro alvoroço no solo. Ao nos ver, voaram para algumas árvores à beira da estrada, às dezenas.  
Tentamos provocar uma revoada deles, na intenção de obter um registro fotográfico espetacular, porém eles não entraram na nossa e foram procurando outro local aos poucos, frustrando nosso objetivo. O jeito foi continuar o pedal e a estrada oferecia uma base lisa e agradável: 
No que poderíamos chamar de km 10 do dia, encontramos um trecho de aproximadamente 100 m calçado com pedras estilo pé de moleque, certamente para evitar atolamento de veículos automotores, pois era uma subida. Bom para o automóvel, ruim para o ciclista, pois a bicicleta pula como pipoca. Felizmente era curto e logo voltamos a desfrutar da boa estrada:
Muitos milharais no dia, alguns com a plantação ainda verde e outros já secos, prontos para a colheita:


Outra espécie que também tem muito na região é eucalipto:

Seguíamos ali, enfrentando o sol. Mas alcançamos um grupo de impassíveis e serenos viventes que dava sentido àquela máxima, esclarecendo o que era estar "com os burros na sombra": 
Já que não podíamos ficar parados à sombra como eles, prosseguimos cozinhando os miolos e aproveitando quando a vegetação dava algum refresco:


Uma hora e meia de pedal agradável no geral e chegamos ao povoado de Catauá, onde tomamos uma água fresca e reabastecemos nossas caramanholas:

Depois de um descanso rápido, continuamos a tranquila viagem, curtindo a estrada boa, especialmente quando alguma vegetação propiciava um breve alívio de frescor:  

Com cerca de 20 km de pedal, mais um trecho calçado com pedras, este com aproximadamente 500 m. Uma chuvinha rápida e leve amenizou um pouco o calor: 
O tempo, que fechou sem a gente nem perceber, estava agora carrancudo e ameaçava novas pancadas de chuva: 
Acredito que a chuva faça aflorar pequenos insetos ou outros organismos, pois nos deparamos com um lindo e saltitante bando de canarinhos, que aparentemente se alimentava no solo: 
Quando nos aproximamos de Lagoa Dourada, ao chegar ao trecho asfaltado, uma chuva forte desabou prá valer. Não havia onde nos esconder, portanto não tivemos opção senão prosseguir assim mesmo. Encharcados e com fome, dirigimo-nos à Pousada Vertente, onde tínhamos reserva. Deixamos as bicicletas e a bagagem e fomos almoçar em um restaurante próximo, o Italieno. Pedimos licença ao proprietário para adentrar a casa mesmo molhados e nos fartamos da gostosa comida ao preço de R$24,00 por pessoa, podendo nos servir à vontade. 
A pousada fica ao lado da Matriz de Santo Antônio e custou-nos R$140,00 o casal, incluído o café da manhã. É um casarão bem antigo e clássico. Endereço: Praça dom Antônio de Assis, nº 28, Centro. Telefone: 32-3363-1103. 
Quilometragem do dia: 28,5 km. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário