domingo, 15 de outubro de 2017

Circuito Serras de Ibitipoca - Parque Estadual de Ibitipoca - Circuito das Águas

Tivemos acesso ao estacionamento interno, mesmo já estando bloqueada a entrada de visitantes, porque somos idosos.
Uma pequena caminhada e encontramos o complexo onde estão o restaurante, lanchonete, banheiros e o local de descanso:
A saída para o Circuito das Águas fica à direita de quem olha para o restaurante, vindo da entrada do parque. Logo no início, um relógio de sol:
Dez minutos depois já temos nosso primeiro encontro do dia com o Rio do Salto:

Mais 7 minutos e estamos na Prainha:

Olhando para o Sul

Olhando para o Norte
Por uma trilha bem íngreme, seguimos adiante em busca do Lago dos Espelhos, onde chegamos 7 minutos depois:

Hoje, com o movimento de pessoas na água, ele não estava refletindo as imagens, motivo do seu nome.
As próximas atrações são a Ducha e o Lago Negro. Seguimos pela trilha:

A Ducha é vigorosa

Vista de baixo

Lago Negro
Dali seguimos para ver a Ponte de Pedra. Retornamos por onde viemos e, antes de chegar na Prainha, pegamos a trilha à esquerda, por entre as árvores, contornando o rio e chegando ao alto do paredão:
Vista da Prainha lá de cima:
No alto, a trilha é bem dura:
Olhando a sequência do caminho, avistamos parte do paredão sobre o qual estamos caminhando:

Já mais adiante, temos uma bela vista do Rio do Salto:

Continuando, logo avistamos a Ponte de Pedra. O rio, ao longo dos anos, escavou um túnel impressionante:

O espetáculo proporcionado pelo Rio do Salto, com seus poços e água translúcida é para ficar na memória:

Desse ponto é possível avistar o poço da Cachoeira dos Macacos:

A trilha continua, densa, agradável:
Chegamos, então, após descer por entre pedras, um trecho bem íngreme, à parte de baixo da Ponte de Pedra:

Já voltando, vendo de baixo o paredão em cujo alto havíamos caminhado:

A trilha, na subida, sobre pedras:
Mais "mineirices" (em um restaurante onde fomos almoçar):
À tardinha, fomos ver o por do sol para encerrar com chave de ouro nosso passeio:

No dia seguinte, de manhã, Gabriel, o nosso guia, foi se despedir de nós na hora da partida:
A ele nós só temos a agradecer, por nos ter proporcionado um passeio inesquecível, ter sido uma agradável companhia e ter-nos guiado em todas as ocasiões com segurança e presteza.
Nosso obrigado também ao Tarcísio Augusto, nosso companheirão da trilha à Janela do Céu. Ao Carlinhos, motorista atencioso, gentil e prestativo do carro de apoio na Volta das Transições. E a todos com quem convivemos estes 10 dias, pela cordialidade e atenção, especialmente à família do Tarcísio Augusto, da Pousada Fazenda da Serra. Muito obrigados, pessoal!