terça-feira, 22 de novembro de 2016

Blugrama - Navegantes a Gramado - 12ª Etapa: da Fazenda Montenegro a São José dos Ausentes - 31/outubro/2016

Só lembrando que interrompemos a viagem anterior em 07/06/2016, devido ao frio intenso (lembram daquela semana gelada?) quando chegamos à Fazenda Montenegro. Nossas bicicletas ficaram lá com a promessa de voltarmos em novembro para concluir o caminho.

Como prometido, retornamos no final de outubro/começo de novembro para completar os trechos não pedalados antes. O local, maravilhoso, merece novo destaque:

Como chegamos cedo, houve tempo para uma trilha a pé pela fazenda:

A fazenda tem também cavalos para passeios, se o hóspede desejar:
 Devidamente preparado, desta vez com bastante sol, saí às 09:13 h da manhã:

Na passagem pelo mirante, uma última foto:
Pretendia parar  e fotografar a cada quilômetro percorrido, seguindo o exemplo do peregrino Oswaldo Buzzo, mas era difícil ficar controlando a quilometragem. De início até tentei, depois desisti. A aproximadamente 1 km da fazenda, a estrada cheia de pedras se apresentava assim:
Dez minutos depois, a estrada e a paisagem tinham este aspecto:
E mudava muito pouco nos trechos seguintes:

Às 10:05 h, passamos por um local onde há uma uma entrada, com placas de várias pousadas. Uma delas podia se avistar ao longe. Em plena zona rural do interior do Rio Grande do Sul:

O caminho prossegue com uma sensível alteração na paisagem e o surgimento das primeiras araucárias:

As muretas de pedra (componente extremamente farto por aqui) separam propriedades desde os tempos dos escravos:
E os "Campos de Cima da Serra" continuam desfilando diante de nossos olhos:

Uma bela florzinha que desabrocha em uma plantinha parasita que se instala no tronco das araucárias:

Apesar da rusticidade das estradas, a sinalização é bem feita:

Passagem pelo distrito de Silveira:

Uma das atrações turísticas deste trecho é o Cachoeirão dos Rodrigues. Próximo ao local está a Pousada Potreirinhos (foto de 09/06/16):

O acesso ao local da cachoeira propriamente dita, é por uma trilha ao lado da Pousada Cachoeirão dos Rodrigues. Para chegar é fácil. Mas, para ver a cachoeira é uma dificuldade: há muito mato e dá medo chegar à beira dos barrancos, fica a impressão que pode desmoronar...

Outra atração turística bem próxima é conhecida como o "Desnível dos Rios Divisa e Silveira". Ambos correm um trecho paralelamente e um deles está 18 metros mais baixo que o outro. Mas, não pudemos visitá-lo. Quem desejar ver, pode procurar na Internet.
Finalmente, chegamos a São José dos Ausentes:
Achei bonito o prédio da Secretaria Municipal de Turismo:
Em junho/2016 ficamos no Hotel Cesa, por uma diária de R$ 160,00, sem café da manhã. Em 31/10/2016 pousamos no Hotel Morada das Glicínias, por R$ 190,00, com café da manhã.

Vejam a rota que seguimos e a altimetria do trecho, definidos no Wikiloc: