terça-feira, 3 de maio de 2022

Estrada Real - Santuário do Caraça - Trilha interna para a Cascatona - 30/03/2022

 Trilha da Cascatona no Santuário do Caraça

Como se sabe, a RPPN Santuário do Caraça oferece diversas possibilidades de entretenimento e lazer em suas amplas dependências, todas voltadas para o ecoturismo sustentável. Uma delas é a Trilha da Cascatona, com 6 km de extensão, totalizando 12 km com ida e volta.

A saída é pela frente da igreja, onde há um portal, ao qual chegamos após descer as escadas do átrio.

Transposto o portal, às 09:00 h em ponto, vamos descendo por um calçamento de pedra e a primeira atração que se depara é a "Casa das Sampaias", onde moravam todas as mulheres que trabalhavam no Santuário, em contraponto ao colégio, depois seminário, exclusivamente masculino que existia no prédio principal. Sampaia é o nome que se atribuía a elas. 


Depois de passar defronte à estação de tratamento de esgoto, viramos à direita, seguindo a indicação e as instruções do folheto orientativo. No local também tem início o "Caminho de Dom Viçoso", como se vê no marco: 
Dom Viçoso foi um padre extremamente humilde que se tornou bispo da Diocese de Mariana. Essa trilha é uma homenagem a ele e liga o Santuário do Caraça àquela cidade.
A trilha é fantástica. Rústica, porém bem demarcada e sinalizada, se embrenha em meio à vegetação da Mata Atlântica, de início, bem tranquila: 
Caminho muito agradável, vai aos poucos apresentando um pouco mais de dificuldade: 
Marco de 1 km, registrado na placa do Caminho de Dom Viçoso: 
Mais um trecho calçado com pedras na sequência, 18 minutos depois da saída: 
Seguindo em frente, depois de mais 10 minutos, a trilha continuava fácil e agradável: 

5 minutos mais à frente, duas árvores caídas não eram propriamente obstáculos: 
Logo a trilha fica mais estreita e tem um pequeno aprofundamento pela ação das água pluviais. Pedras soltas podem provocar escorregões e o caminho estreito, erodido, requer um certo cuidado ao caminhar, porém não se trata de grande dificuldade: 
 
Mas, a trilha se abre novamente, com bastante espaço. A floresta, menos densa, porém não menos agradável, continua margeando o caminho e oferecendo sua generosa sombra e o revigorante ar fresco, captando-se aqui e ali suaves aromas, quase imperceptíveis. A  sinalização eficiente te lembra que você está sim no caminho certo e que o destino se aproxima: 
Com 55 minutos de caminho, cheguei a um trecho calçado com pedras ou o que restou do calçamento: 

Então, com uma hora e seis minutos de caminhada, comecei a avistar a Cascatona: 

A caminho do oratório, observa-se uma visão mais ampla da queda d'água: 
Rapidamente, entretanto, cheguei ao oratório, um lugar muito bonito, com uma ampla visão do vale e onde está descrita, em rápidas pinceladas, a personalidade de Dom Viçoso, cujo caminho segue daquele ponto adiante, não obstante a advertência contida na placa: 




Uma máxima que a gente sempre lembra e que praticamos frequentemente, quando pedalamos ou caminhamos, é de sempre olhar para trás. A visão que se tem é sempre diferente e, geralmente, compensatória: 
A descida para a parte baixa da Cascatona tem agora uma escada de madeira, ainda sem corrimãos. E a quantidade de degraus, eu contei: 265! 
E chegamos à Cascatona, em toda a sua plenitude: 

A sequência do rio pós cascata também é espetacular, seja vista de cima ou de pertinho: 





Um passeio inesquecível. São 12 km ida e volta, claro que é cansativo, porém vale muito a pena. Recomendo fortemente.


Visita à prainha, Cascatinha, piscina e mirantes

A Cascatinha está localizada a 2 km do Santuário e a trilha de acesso não requer muito esforço. Um trecho do caminho que sofreu ação da erosão está sendo consertado. Infelizmente, o riacho que a forma estava com muito pouca água, mas a beleza do local é inconteste. A área do santuário está cercada por mineradoras e há uma desconfiança de que as escavações possam prejudicar os mananciais que cortam a RPPN. Sabe-se lá se já não estão influenciando, não é? 






A Prainha é outra atração do Santuário. Localizada a menos de 1 km da sede, também é um lugar muito agradável e indicado até para crianças, acompanhadas dos pais. Areia finíssima e água transparente... 




A Piscina é um tanque escavado numa área aberta, gramada, e localizada a menos de 2 km da sede. È abastecida por água corrente, que desce da montanha. À tardinha, não recomendo ficar no local, porque o ataque de borrachudos e outros insetos é intensa e nós tivemos que sair rapidamente de lá para não sermos "comidos". Água muito limpa e não muito profunda e embora não seja azulejada, não oferece riscos: 


Para se chegar aos Mirantes, partimos da área da piscina. Não é longe, porém o acesso, depois de um início fácil, direciona o visitante montanha acima, sobre pedras e vegetação rala. É uma verdadeira escalada. Há um muro de pedras, que certamente advém da época da escravidão e o visual lá de cima é simplesmente espetacular. Avista-se o Tanque Grande, a Serra do Caraça, o Centro Histórico do Santuário e uma paisagem encantadora: 








Na volta fomos brindados com uma chuva, que nos atingiu enquanto caminhávamos pelo asfalto e, embora tenha diminuído, nos acompanhou até à chegada no quarto do hotel. Muitas memórias acrescentadas e uma certeza: é um lugar que, sempre que pudermos, vamos voltar...

2 comentários:

  1. Olá Eli, tudo bem? Excelente publicação, fotos e relatos. Foi um prazer conhecer vocês por aqui. Um grande abraço e até a próxima. Saudações Palestrinas!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Márcio! Grande e feliz abraço alviverde! Pode ter certeza que nós também tivemos muito prazer em conhecê-lo e à esposa! E parabéns pela excelente administração dessa maravilha que é o Santuário do Caraça. Continue assim! Nós, o público, só teremos a agradecer, podermos compartilhar toda a exuberância e esplendor das convidativas atrações que nos disponibilizam. Com certeza, até a próxima!

    ResponderExcluir