sábado, 24 de agosto de 2019

Eurovelo 15 - Rhine Cycle Route - 11º Dia - Volgelsheim a Strasbourg

1º/06/2019 - Sábado

Senti hoje ter que deixar o hotel. Foi um dos mais agradáveis de toda a viagem. A gentileza e simpatia da senhora que nos recepcionou e atendeu o tempo todo, a localização privilegiada, o espaço, a tranquilidade, a ótima comida, tudo nos fez gostar muito do lugar: 


Só tivemos que atrasar um pouco a saída, porque nos levantamos no horário de costume, mas o restaurante estava fechado e não havia sinal de viva alma lá dentro. Pelo que pude perceber, a pessoa responsável não dorme no hotel. Só depois que ela chegou, quando já havia uma outra família de hóspedes a procura do café, que ele foi servido, às 9 horas. Provavelmente, aos sábados, este era o horário estabelecido, nós é que não atentamos para isso. 
Como pudemos perceber, aqui na Alsácia os caminhos destinados aos ciclistas são compostos de ciclovias e estradas rurais de pista simples, que não são muito movimentadas por veículos automotores. Caminhos bem delineados, de piso liso e firme, muito agradáveis: 



Na hora do almoço entramos em uma cidade chamada Gerstheim, que estava a alguns quilômetros fora do caminho, para procurar um restaurante. Mesmo com a ajuda de moradores locais, não conseguimos achar nenhum aberto: todos fechados ou não existiam! Acabamos indo embora sem comer, procurar restaurante em outra cidade.
Pedalamos durante muito tempo hoje ao lado de um canal, como na foto acima. Trata-se de um canal que desvia água do Reno para irrigação de lavouras. Mas, plantaram árvores dos dois lados do canal e construíram a ciclovia bem ali, transformando o pedal em um exercício de puro prazer. As lavouras estão ali, ao lado, aí tem uma camada de árvores, a ciclovia, o canal, outra camada de árvores e mais lavouras do outro lado. É a melhor conjunção do útil ao agradável que se pode imaginar. Em um certo trecho, quando nos aproximávamos de Strasbourg, havia uma maravilhosa formação de árvores:  



Passamos também hoje por mais um lindo campo florido. Notem moradora local caminhando com uma criança: isto é muito comum em toda a Europa, os pedestres também se beneficiam das ciclovias. E como já mostramos anteriormente e veremos também futuramente, há inclusive sinalização para os caminhantes, além da dedicada  bicicletas:
As novidades iam surgindo e a gente curtindo muito. Encontramos uma praça de esportes direcionada a acrobacias amadoras com bicicletas. Mesmo com alforge e bolsa, a Eros se divertiu: 

E chegamos a Strasbourg, a grande cidade do leste francês. Hospedamo-nos no City Résidence Strasbourg Centre. Nossas bicicletas ficaram em uma sala onde guardam as bagagens dos hóspedes que já fecharam suas diárias e que querem circular mais um pouco antes de ir  embora. 
Quilometragem acumulada: 694,46 km
Quilometragem do dia: 80,69 km.
Ainda era dia e nós fomos dar uma volta pela cidade, queríamos ver a Catedral de Strasbourg. E chegamos lá em um momento emocionante, quando os sinos repicavam ecoando nos ares: 

Eram 18 horas, a hora da Ave Maria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário