quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Circuito das Araucárias - SC - do Sítio Ponte de Pedra a Rio Negrinho - 7º dia - 11/06/2018

A confortável estadia no Sítio Ponte de Pedra custou ao casal R$ 200,00, incluindo o café colonial (fantástico!) quando chegamos, jantar  à noitinha e café da manhã no dia seguinte. Isto sem contar a cordialíssima e simpática acolhida, tanto do casal de proprietários, sr. Helmuth e Dona Ildegard, quanto da filha sucessora, Harriet:
Pernoitamos em uma ala nova, que contém 3 ou 4 apartamentos, muito bem preparados, com banheiro, chuveiro, espelho e tv. 
O sítio tem uma casa antiga, onde também há quartos para pernoite, os quais são utilizados quanto o número de hóspedes ultrapassa o limite que os apartamentos comportam.
A ponte que dá nome ao sítio não é visível quando se trafega pela estrada. Não dá nem para ter noção dela. Então, para a conhecermos, o sr. Helmuth nos conduziu ao local, que é bem próximo dali. A foto, infelizmente, não ficou perfeita:
O ponto de partida da 7ª etapa está bem na porteira de entrada do Sítio Ponte de Pedra. Nós partimos exatamente às 09:33 h:
O trecho deste dia não tem grandes pontos de atração. A paisagem apresenta reduzido número de araucárias, grandes áreas plantadas com pinus e outras com eucaliptos. A maior parte do pedal se desenrola por estradas boas, porém com pouca vegetação: 







Para compararmos com outros trechos já mostrados, registramos aqui algumas propriedades rurais encontradas no dia de hoje:



Os habitantes da região não estão alheios aos acontecimentos da política: 

Uma casa muito curiosa, assim como a estátua que enfeita o térreo: o que será que teme o proprietário?
Num certo momento, a natureza tratou de exibir sua arte, transformando a via em um espetáculo verde:
A natureza, aliás, propicia momentos únicos: aqui, uma rústica ponte de madeira, ladeada por árvores que parecem sair de um conto dos Irmãos Grimm, cheias de musgos e parasitas, contrastam com a modernidade e o colorido da bicicleta e dos acessórios:
Mesmo tardiamente (já é moda há bastante tempo entre os ciclo turistas), tentamos também uma foto aproveitando parte da bicicleta em primeiro plano: 
No último trecho do dia, para fugir do asfalto da estrada, o caminho é desviado para uma estrada de terra bem isolada que, pelo seu estado, aparentemente, é muito pouco utilizada. Começa com uma subida curta, porém bem íngreme, onde existem algumas casas. Depois disso, só solidão! E a chuva recomeçou:





A distância percorrida no dia: 34,4 km, até chegar em Rio Negrinho. Já na cidade, percorremos mais uns 3 km até chegar à Pousada João de Barro, onde havíamos feito reserva. Amanhã será o último dia...

Um comentário:

  1. Achei muito interessante a ponte de pedra furada.
    A casa suspensa é bem diferente, de repente está comedo das enchentes.

    ResponderExcluir