sexta-feira, 20 de julho de 2018

Circuito das Araucárias - SC - de Campo Alegre à Pousada Casa Antiga - 5º dia - 09/06/2018

A diária no Hotel Campo Alegre custou R$ 150,00 o casal. O jantar foi no estilo café colonial, ao preço de R$ 30,00 por pessoa. 
O dia amanheceu frio, mas ensolarado e lindo.
A saída de Campo Alegre fica na área calçada, em frente à Cascatinha, a poucos metros do prédio da prefeitura:
Logo que abandonamos a cidade, entramos na famosa Estrada Dona Francisca, a segunda estrada no Brasil a possibilitar o trânsito de carroças. A construção iniciou-se em 1858 e foi totalmente financiada pelo governo imperial. O objetivo era ligar o litoral à região de Curitiba, visando facilitar o escoamento da produção.

Cantinho bucólico em propriedade à beira do caminho:
Mas a atração mesmo deste caminho são as araucárias e hoje não seria diferente: 







O turismo rural está em alta no sul do Brasil e em pleno desenvolvimento. Já existe uma razoável infraestrutura instalada, que vai sendo fortalecida e ampliada com a participação efetiva de alguns órgãos públicos, especialmente o Sebrae. Há sinais deste esforço por todos os lugares: 
A Pousada Casa Antiga, parecendo ter saído de um conto de fadas. Como o próprio nome diz, é uma antiga sede de fazenda mantida, reformada e ampliada, com objetivo de atrair o turismo rural. A entrada neste circuito de bicicleta trouxe efetivos benefícios aos proprietários, substituindo, especialmente na época do frio, o turismo de final de semana, que só se torna sustentável no verão.
A propriedade é cortada por um maravilhoso riacho de águas límpidas. Em uma das fotos é possível ver, ao fundo, um grande galpão, onde estão a cancha de bochas e um espaço para festas.

Um gramado bem cuidado propicia área de lazer para a criançada. A água do riacho é parcialmente canalizada em um aqueduto e conduzida a um pequeno lago, onde está localizada uma roda d'água que, quando ativada, aciona um pequeno gerador.




Uma casa de madeira está preparada para receber turistas em temporadas ou finais de semana:
O prédio do restaurante, também mantido no estilo que o caracterizava antes de se tornar o local das refeições:
As verduras da horta enriquecem, dão cor e sabor à dieta do cardápio local: 
É uma estadia inesquecível. Para coroar o dia, tivemos uma demonstração de tática de sobrevivência na selva. Se estiver com fome, longe de casa e sem comida, colha pinhões e asse-os em uma fogueira de ramas secas das próprias araucárias. Os pinhões saltam do fogo prontos para serem devorados:
Distância percorrida no dia: 13,8 km. Só. E muita curtição...

2 comentários:

  1. Realmente, lugares bem acolhedores, mas foi um passeio, só 13,8 km!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, fizemos de forma a não ter que percorrer grandes distâncias. Aproveitamos para curtir mais os lugares mais bonitos...

      Excluir